Prática Cinematográfica

Mas para você ver um filme desses quase sempre só é encontrado no cinema alternativo, com muita pouca variedade, muita pouca exceção. Antigamente tinha o relatório de exibição por filme que era mandado uma porcentagem para distribuidora e se cobrava de maneira geral. Hoje em dia cada ingresso que você compra vai direto para a distribuidora, direto para Los Angeles. Lá eles sabem tudo, que horário dá mais gente na sessão, quais os filmes mais assistidos, eles tem um gráfico enorme, até em Belém eles sabem o que acontecem. Outras coisas que eles estão fazendo, é que os trailers são compatíveis com o público do filme, se esta passando um filme de ação os trailers são todos de ação. No cineclube, pelo menos os que eu participo o que predomina é o cinema antigo.

Teleobjetiva, grande angular, steadycam, câmera na mão, plongê, contraplongê. Um diretor faz opções o tempo todo e a soma dessas opções revela um estilo. E até mesmo para se romper com a norma, é importante conhecê-la. PP – uma MULHER MORENA observa os dois, que estão em primeiro plano, fora de foco.

Pois ora é entendido pelo senso comum “apenas como uma atividade, meio de lazer cultural, ou é tida apenas é tida como um prazer sofisticado destinado há intelectuais que têm a intenção de assistir a filmes de pouco acesso, ou seja, uma “cultura elitizada”. Ou ainda, tem aqueles anúncios grátis em sorocaba que entendem “cineclubes como iniciativas de organizações culturais, educacionais, patronais e paternais voltadas ao aprimoramento da cultura de várias comunidades.” (MACEDO; 2004). O que também é um erro, mesmo que essas entidades existam, não representam o que é um cineclube.

Pois, diferente das salas de cinemas comerciais, os cineclubes não estão preocupados com o lucro, mas com a democratização da arte cinematográfica. Enquanto que nos cinemas comerciais, a grande indústria determina o que será exibido, no cineclube, o olhar do cineclubista é que impera. Em sua relativamente curta carreira como diretor, Sturges realizou 13 filmes, que lhe forneceram uma das maiores taxas de acerto cinematográficas. Utilizando de elementos do roteiro como forma de causar efeito e satirizar o modo de vida americano, os filmes do diretor-roteirista continuam atemporais e extremamente cômicos. “Sturges ia muito para o lado do diálogo, especializando-se em como brincar com a estrutura das palavras e da linguagem no audiovisual.

Para que serve a linguagem cinematográfica?

Cinema Como Arte Ou Entretenimento: Uma Visão De Seus Realizadores E A Estrutura Organizacional De Suas Produtoras

Então, graças ao cineclube minha visão de cinema mudou radicalmente, mudou minha cabeça, então é fundamental. Acho que o futuro do cineclube é longo, com o avanço da tecnologia esta mais fácil montar um cineclube, fazer um trabalho de formação de plateia. E tem muita gente que gosta de cinema, gosta do tipo de cinema do cineclube então a tendência é crescer cada vez mais. Não é um cinema comercial, mas sempre vai ter novos parceiros, novos espaços, a gente mesmo já esta pensando em novos espaços para o ano que vem. O cineclube tem uma proposta muito importante, todo mundo adora rir, a diversão é fundamental.

Plano Americano:

É a partir dessa ótica de pensamento artístico que os “cineclubes” ou “clubes para discutir cinema” foram criados, ainda no início do século XX. Outra hipótese é a de que nos cineclubes há uma procura por uma estética na obra de arte. Considerando primeiramente que o cinema foi colocado no patamar da sétima arte somente a partir da definição de características próprias, o que motivou um efeito transformador nos processos comunicacionais da indústria do cinema. Além disso, percebe-se que nos cinemas comerciais o que está em primeiro plano é a indústria cinematográfica, enquanto que a estética strictu sensu não é a prioridade, como acontece nos cineclubes.

Como resultado do seu uso no filme, o efeito é muitas vezes referido como Efeito Vertigo. Historicamente importante por ser considerado o primeiro filme totalmente a cores no mundo (para além das técnicas de colorização já existentes na época), o primeiro a ser produzido por Walt Disney, além de, posteriormente, ser considerado o primeiro dos Clássicos Disney. Por muito tempo, inclusive, pensava-se ser, ainda, a primeira animação em longa-metragem, até a descoberta de El Apóstol(O Apóstolo em tradução livre), filme argentino datado de 1917 que estaria na lista se existisse alguma cópia dele na atualidade. A sátira política de Quirino Cristiani foi, em grande parte, perdida durante um incêndio em 1926, restando somente algumas imagens. Esse filme está na lista tanto pela inventividade de Georges Méliès ao criar a primeira ficção científica da história quanto pela sua dedicação na pintura de frames, gerando, assim, o primeiro filme a cores. Esse último ponto foi descoberto em 2002 (um século depois), sendo restaurado dessa forma e apresentado pela primeira vez ao público em 2003, no festival de cinema mudo italiano Le Giornate del Cinema Muto.

Essa invenção transformou vários parâmetros culturais e comunicacionais da sociedade. Agora, com a reprodutibilidade técnica do produto, acontece uma difusão imediata. No caso do cinema, esta não apenas permite o imediatismo, com a difusão em massa da obra cinematográfica de forma obrigatória. Para Benjamin “O filme é uma criação da coletividade” (1955, p. 4). Os métodos de observação também foram essenciais para a percepção da experiência do público com os filmes exibidos nas salas de cineclubes. Por isso, durante o desenvolvimento do trabalho, técnicas de observação foram utilizadas para perceber a diferença dos espaços e da interação com o público de um cineclube.

Primeiro Plano Close

Nas aulas serão analisados os filmes O Lobo Atrás da Porta; Auto de Resistência; Fabricando Tom Zé; O início, o fim e o meio e ainda a 1ª Temporada da série Narcos. A câmera está em linha reta com o nariz do personagem, filmando-o de frente. Usar este ângulo permite que as feições do personagem sejam captadas mais inteiramente, possivelmente tornando a cena mais emotiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.