Nessa reflexao objetiva-se compreender os caminhos percorridos e as escolhas feitas para o desenvolvimento das aulas, numa pesquisa proposta aos alunos. A reflexao sobre as atitudes desenvolvidas na pratica para apropriacao do conhecimento possibilitou perceber a importância de planejar, compreender o meio sociocultural e as interacoes na escola, bem como as interferencias nos processos de ensino e de aprendizagem. Os resultados contribuiram para a formacao profissional pelas interlocucoes com a formadora. Tal participacao depende dos interesses mobilizados por parte de cada aluno, em sua implicacao no contexto de cada realidade vivida dentro e fora da escola.
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Diante do exposto, é valido salientar o papel da formação docente na graduação, pois os discentes são estimulados a participar desses programas, porém alguns fatores podem impedir sua participação, como falta de tempo, auxílio financeiro, localização e até mesmo falta de interesse. Soares (2014) corrobora isso enfatizando que tais dificuldades não afetam somente a participação do aluno em programas estudantis, mas também a sua permanência na universidade, daí a necessidade de políticas públicas voltadas para garantir a permanência desses discentes em seus almejados cursos. Assim, uma formação na qual o ingresso se sinta amparado tanto pelo governo como pela instituição permitirá ao mesmo um amparo para burlar alguns obstáculos que tendem a aparecer durante sua graduação.
Qual é o papel do professor nas práticas pedagógicas?
É fundamental que os educadores analisem as necessidades de seus alunos para escolher os tipos de práticas mais adequados, potencializando a eficácia do ensino. Neste post, abordaremos a definição, a importância, os tipos e alguns exemplos reais de práticas pedagógicas que fazem a diferença no dia a dia das salas de aula. Porém é preciso ter cuidado ao planejar essasatividades para garantir que as mesmas proporcionem um espaço de reflexão,desenvolvimento e construção de ideias, ao lado de conhecimentos deprocedimentos e atitudes, não se limitando a nomeações e manipulações devidrarias e reagentes (BRASIL, 1998 apud RONQUI, 2009). Segundo Demo (2011, p. 41), cabe ao professor competenteconduzir essa aprendizagem significativa, orientando o aluno permanentementepara expressar-se de maneira fundamentada, exercitar o questionamento e formulaçãoprópria, reconstruir autores e teorias e cotidianizar a pesquisa.
Buscou-se entender se a PCC teve influência na escolha pela licenciatura entre estudantes do curso diurno de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina. O presente trabalho relata uma atividade de revitalizacao do laboratorio de Ciencias de uma escola da rede publica de educacao no municipio de Palmeira das Missoes-RS. Para concretizar essa proposta, duas academicas do Curso de Ciencias Biologicas da Universidade Federal de Santa Maria reorganizaram o espaco laboratorial da instituicao de ensino para incentivar a preparacao de modalidades didaticas diferenciadas pelos professores. O laboratorio apresentou mudanca significativa em sua estrutura desde o inicio ate o final da revitalizacao.
Dessa forma, foi possível observar, entre os/as entrevistados/as, que 50% são formados nas áreas que compreendem as CNs, porém é perceptível que professores/as que não são de áreas afins às CNs ministram aulas nessa disciplina. Também foi possível observar que, na região estudada, o/a docente, mesmo formado/a dentro da área de CN, considera sua formação acadêmica insuficiente para conduzir aulas práticas de laboratório. As dificuldades encontradas pelos/as docentes perpassam sua formação e também estão atreladas à falta de estrutura física e à localização das escolas onde lecionam. A utilização de laboratórios pelos professores de CN no ensino fundamental – anos finais está relacionada com a formação acadêmica desses docentes, o demonstra a importância da realização de aulas práticas durante a formação. Foi possível obter um panorama geral sobre a percepção dos professores de CN sobre sua própria formação, a estrutura física das escolas e a importância das aulas práticas para o ensino de Ciências.
ParaViviani e Costa (2010, p.53) os materiais utilizados em atividadesexperimentais, na maioria dos casos, são de baixo custo e fáceis de seremconseguidos ou improvisados, caso isso não comprometa o experimento. Segundo ele, a mente humana tende afuncionar em equilíbrio e a aumentar constantemente seu grau de organizaçãointerna e de adaptação ao meio. Quando submetida a novas informações esse equilíbrioé rompido e a mente reestrutura-se, construindo novos esquemas de assimilação ebuscando atingir novamente o equilíbrio, permitindo assim o desenvolvimentocognitivo (MOREIRA, 1999). Dessa forma, ensinar significa provocar odesequilíbrio na mente do aluno para que ele, procurando o reequilíbrio, sereestruture cognitivamente e aprenda.
No ensino de Ciências, a Botânica é uma das áreas com maior dificuldade de assimilação de conteúdos. Destaca-se, dentre suas causas, o desinteresse dos alunos pelo tema, a falta de aulas práticas e de materiais didáticos facilitadores. Este estudo objetivou avaliar a realização de palestras e experimentos na aprendizagem de conceitos de Botânica por discentes do Ensino Fundamental. O presente estudo foi realizado no Município de São Gabriel, Rio Grande do Sul em três Escolas Municipais. As atividades realizadas foram construção de modelos didáticos, palestras e experimentos demonstrativos sobre Botânica em laboratório e a campo, totalizando a participação de 120 alunos em cada atividade realizada.
É dever dos educadores envolver o(a) aluno(a) com a matéria e desenvolver sua curiosidade científica. Idealizado pelo GRUPO CRIAR, empresa com mais de 32 anos de experiência do desenvolvimento de sistemas, o Transitar tem como objetivo fomentar assuntos relacionados a estas áreas divulgando iniciativas e apontando desafios e melhorias. Dessa forma, muitos porquês são esclarecidos, satisfazendo curiosidades dos alunos e tornando a aula mais agradável, sendo um passo importante na construção de um novo modelo de como ministrar uma boa aula.
Nas disciplinas da área de Ciências daNatureza as saídas de estudos e as aulas práticas em laboratórios tornam-seimportantes instrumentos de pesquisa, permitindo ao aluno experimentarsituações problematizadas e vivenciar a teoria trabalhada em sala de aula. O processo educativo acontece através da interação do discente com o meio em que ele está inserido, através de desafios que agucem a curiosidade do aluno, assim promovendo a aprendizagem. O ensino de ciências abrange diversos conceitos de difícil compreensão, fazendo com o que esta metodologia de aula seja facilitadora.
Educ. Teoria Prática vol.31 no.64 Rio Claro jan. 2021
Os resultados comprovam que a metodologia aplicada foi norteadora para o crescimento científico dos alunos da EJA. É observado, no entanto, que, mesmo que a instituição formadora dos docentes fornecesse formação ideal que lhes desse segurança para planejar e executar aulas práticas, a estrutura das escolas ainda não permitiria a execução dessas aulas. Com relação à estrutura de cada escola, 23 dos docentes responderam que as escolas onde lecionam não possuem laboratórios na área de CN. Apenas um afirmou que a sua escola, localizada na zona urbana, tem um laboratório de Ciências e que faz uso dele somente duas vezes por semestre.
A avaliação deve ser contínua e considerar o progresso dos alunos, feedback e eficácia das metodologias aplicadas. Desafios incluem resistência a mudanças, falta de recursos e a necessidade de formação contínua para os professores. Elas são essenciais para criar um ambiente de aprendizagem eficaz, atendendo às necessidades e estilos dos alunos.
O papel do educador é crucial na mediação e facilitação do aprendizado, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de se destacar. O tempo limitado nas agendas escolares também pode ser uma barreira, já que implementar novas metodologias pode exigir um planejamento cuidadoso. Um exemplo é a utilização de estudos de caso, onde os alunos analisam situações reais e propõem soluções. O professor que elabora suas aulas em tópicos terá maior facilidade no momento de recapitular com a sala.
Com dados precisos, os educadores conseguem adaptar suas estratégias para atender melhor às necessidades de aprendizagem dos alunos. E para a últimaquestão “A aula prática se enquadra nas boas práticas pedagógicas e nainovação? Muitos entraves sao vistos quanto ao ensino de Ciencias e Biologia, um deles, a inseguranca do professor no dominio de conteudos, em consequencia de deficit no periodo de formacao. Vale salientar, que estes contratempos nao devem ser de responsabilidade apenas da pratica de ensino de genetica, sobretudo, de disciplinas especificas que ainda possuem obstaculos em seu desenvolvimento pedagogico nos cursos de licenciatura. O objetivo deste trabalho foi avaliar perspectivas e alternativas sob o cnh facilitada ponto de vista dos estudantes em Licenciatura em Ciencias Biologicas no que tange a disciplina de Pratica de Ensino de Genetica, a fim de contribuir significativamente para a formacao de professores a partir de disciplinas tao importantes neste processo.



