Dia Internacional Do Coworking

Com a forte migração para cidades do início do século XX, prédios de escritórios se tornaram maiores e mais povoados do que nunca. Um novo tipo de arquitetura comercial começa a surgir, buscando abrir mais espaço, possibilitando ambientes de trabalho Secretaria Virtual em Santos orgânicos, flexíveis e fluidos. Mas, pode-se considerar que o início oficial, desse tipo de comunidade, foi o ano de 2005. Posteriormente ao espaço de Brad, foi aberto, em 2006, o primeiro espaço coworking em Nova York, o Brooklyn Coworking.

No meio do século 20, no entanto, a ideia do escritório próprio de alguma forma se torna símbolo de status. Uma corrida pela maior sala do prédio começava, geralmente terminando com o presidente da empresa como vencedor. Logo em seguida, os gerentes disputavam as salas de esquina, com amplas janelas. O que sobrava ficava aos profissionais que se destacavam dentro da empresa. Já para os novatos, nada mais que um cubículo desconfortável em meio a um mar de outros cubículos era oferecido.

Dessa forma o coworking atende desde freelancers que precisam apenas de um espaço para apoiar seu notebook até organizações mais complexas que necessitam de alguns ambientes para dividir suas atividades. Eles se tratam de ambientes compartilhados, pensados para estimular a produtividade, nos quais também é possível interagir com vários profissionais autônomos e colaboradores de outras empresas, criando oportunidades de parceria. A informalidade do coworking pode ser um fator desvantajoso, caso o ramo do seu negócio exija algum tipo de protocolo, como ocorre em escritórios de advocacia. Marcar uma reunião com um cliente nesse tipo de local pode não ser a melhor ideia, se o contexto exigir mais formalidade e privacidade. No ambiente, o usuário tem acesso a uma mesa compartilhada para trabalho, internet, sala de reunião e treinamento, telefone, impressora, entre outros itens.

Em conclusão, como em tudo na vida, você deve ter foco e disciplina. Com esses dois conceitos em mente, você consegue vencer possíveis deste modelo e aproveitar tudo o que ele pode te oferecer. De acordo com um estudo feito pelo Coworking Brasil, cerca de 42% dos coworkings oferecem o serviço de estacionamento próprio. Na verdade, as opções de profissões para se trabalhar em um coworking são infinitas. Existem também os coworkings temáticos, mais segmentados, como no caso do coworking para salões de beleza , localizado no Rio de Janeiro.

Logo após seu auge, vem o maior tropeço histórico do mercado brasileiro. No início da quarentena no país, 96% do mercado é forçado a interromper suas atividades de alguma forma. No trimestre seguinte, 40% dos espaços perdem mais de 75% do seu faturamento. Com 388 espaços de coworking mapeados ao final de 2019, São Paulo é provavelmente a cidade com o maior número de espaços de coworking no mundo (não temos dados internacionais atualizados). Segundo o estudo Coworking Survey, este é o ano em que ultrapassamos a marca de 1 milhão de pessoas frequentando espaços de coworking ao redor do mundo.

como surgiu o coworking?

Por Que Optar Pelo Coworking?

Os espaços que possibilitam a prática nada mais são do que ambientes em que vários funcionários trabalham, sejam eles da mesma área ou não, dividindo os custos deste local. Pode-se notar, portanto, que o coworking surgiu como um modelo inovador e revolucionário de trabalho, que oferece muitas vantagens, benefícios e propicia também, momentos de lazer. Este ambiente supriria todas as necessidades de estrutura e, ainda por cima, promoveria a interação entre os profissionais, fomentando novas possibilidades de negócios . Afinal, embora muitos profissionais atuassem em seus escritórios, havia a necessidade de baratear os custos do escritório e toda estrutura envolvida, bem como obter maior flexibilidade, tanto de horários quanto de locomoção. Pois bem, um dos principais frutos que seu negócio pode ter, uma vez que estiver estabelecido em um espaço de coworking, é justamente o ganho de credibilidade perante seus potenciais clientes, parceiros e até concorrentes. Seu empreendimento deixa de ser visto como um negócio doméstico e passa a ser encarado com a devida seriedade. No Brasil existem 1194 espaços de coworking ativos, crescendo 48% em relação a 2017, segundo a edição 2018 do Censo do portal Coworking Brasil.

Nasce O Coworking Brasil

Esse processo começou em grandes cidades no início do século XX, mas no Brasil foi um pouco mais tarde. Em cidades como São Paulo, por exemplo, isso só ganhou impulso na década de 1980. Também precisamos considerar que existe um número limitado de prédios que podem ser construídos. Isso estimulou o que hoje conhecemos como “especulação imobiliária”. É ela que faz prédios bem estruturados e em ótimas localizações serem tão caros. No início do século XX, houve uma grande massa de migrações para as cidades devido a todo processo do desenvolvimento industrial. Esse fenômeno, conhecido como êxodo rural, é um dos grandes responsáveis pela formação dos polos econômicos que vemos hoje, como São Paulo e Nova York.

Dia Internacional Do Coworking

Entretanto, nem todos sabem exatamente como funciona o coworking e como profissionais de diferentes áreas trabalham nesses espaços. A empresa ou o profissional freelancer que precisa de um espaço para trabalhar, fazer reuniões ou eventos, aluga uma estação de trabalho ou uma sala em um espaço coworking. Juntamente a ela, estão inclusas algumas facilidades oferecidas por este modelo, tais como recepção, internet, estrutura física e outros serviços a mais que cada coworking disponibiliza. Um espaço de Coworking é um local que reúne a estrutura necessária para que diversas empresas desenvolvam seus negócios.

A ideia de que as empresas precisam dispor de um espaço para agregar seus colaboradores já vem sendo repensada há algum tempo e com o surgimento do coworking esse movimento tem crescido cada vez mais. Nele você mantém e aumenta seu networking com pessoas de diversas outras áreas e modelos de negócios e paga apenas pela sua estação de trabalho e serviços que são utilizados. Por mais que seja possível fazer reuniões em áreas comuns, muitas das vezes você e o cliente querem um lugar mais reservado para ter uma conversa mais calma. Normalmente esse espaço conta com mesas, cadeiras e televisão para projeção de apresentações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.