Ao mesmo tempo, busca uniformizar as informações destinadas aos diversos usuários – projetistas, trabalhadores da saúde, pacientes, acompa-nhantes e autoridades sanitárias. Garantir a participação de todos os trabalhadores em atividade no Edificação nos treinamentos relacionados à prevenção e combate ao incêndio. Com o apoio da brigada de incêndio e dos outros colaboradores, é possível direcionar as pessoas pela rota de fuga previamente traçada até um ponto de segurança, que já foi definido. Após o alerta, a brigada deve analisar a situação, desde o início até o final do sinistro.
Inicialmente, pode ser dado por uma sirene contínua e atípica, diferente dos sinais de intervalo e horário de almoço, por exemplo. Em alguns casos, o alerta também é visual, graças às luzes piscantes que passam a funcionar em esquema de alerta. A intenção é garantir que todos saibam que uma situação emergencial está ocorrendo e que é necessário realizar as medidas de contenção e de segurança. A brigada de incêndio é uma equipe formada por voluntários ou não, treinada e capacitada para agir com segurança no caso de uma emergência com fogo em prédios residenciais, comerciais e industriais. Os membros são funcionários ou moradores que, basicamente, têm condições de agir com tranquilidade e segurança quando houver necessidade.
Sem o plano de abandono, haveria somente o caos na hora do sinistro, o que simplesmente contribuiria para aumentar o número de vítimas. A brigada deve se responsabilizar pelo combate ao incêndio até a chegada do corpo de bombeiros. É importante que haja placas apontando as saídas, assim como setas que levem quem está mais distante até elas. Caso ocorram situações inseguras, como locais que não podem ser acessados, eles devem ser destacados. Ter um plano de abandono bem estruturado é fundamental para empresas de todos os tamanhos e setores. Esse elemento é conhecido como plano de abandono justamente por prever que as pessoas devem deixar o local no menor tempo possível e da forma mais segura.
A ISO 9001 tem em sua composição uma forte determinação em relação à gestão de riscos e o risco de incêndios e tragédias afins é um dos mais graves, uma vez que pode atingir não apenas a organização mas também as pessoas avcb que a compõem. Acesse nossos outros artigos, como este sobre a importância da manutenção nos equipamentos. Já a brigada de incêndio é obrigatória para empresas e estabelecimentos com mais de 20 funcionários.
Saiba como preparar e capacitar sua equipe, e tenha certeza de que sua empresa está preparada para qualquer imprevisto. Muitas empresas possuem dificuldades em manter e disponibilizar os mapas de rotas de fuga para a equipe de brigada, bem como para os demais colaboradores. Com o aplicativo e-brigada todos os brigadistas estarão conectados por meio de um chat de mensagens exclusivo, onde mensagens relacionadas a prevenção e combate a emergências poderão ser trocadas em tempo real a partir do celular de cada brigadista.
motivos para aderir ao treinamento de segurança contra incêndio na sua empresa
Converse com nossos consultores de segurança e veja como realizar um treinamento de Primeiros Socorros dentro da sua empresa. Além da segurança no ambiente de trabalho, manter o kit e o treinamento em dia também evita penalidades para seu estabelecimento. Cada empresa deve possuir um kit adequado para sua área de atuação, com itens específicos para o nível de risco que a atividade expõe seus colaboradores. O treinamento de primeiros socorros deve ter em média 8 horas de carga horária e deve ser ministrado em horários compatíveis com a jornada de trabalho dos funcionários que irão fazer parte da equipe de socorristas. Além do treinamento a empresa deverá equipar-se com kit de primeiros socorros, com material necessário à prestação dos primeiros atendimentos e manter esse material guardado em local adequado e de fácil acesso.
Identificação das fraquezas da empresa
Os integrantes da Brigada devem conhecer as técnicas de primeiros socorros, abandono da edificação e combate aos incêndios. Caixas de incêndio e extintores são itens obrigatórios quando o assunto é proteção nas empresas. Mais importante do que mantê-los distribuídos em locais de fácil acesso, é mantê-los em excelentes condições de uso.
Gestão de treinamento: você está fazendo da maneira certa?
Se houver algum ambiente perigoso em uma situação de emergência, use os sinais gráficos de alerta. Os treinamentos teóricos e práticos criam as bases necessárias de conhecimento que vão garantir a segurança de forma contínua, porém é importante ter em mente que os conceitos precisam sempre ser reforçados e, em alguns casos, atualizados. Crie uma periodicidade para realizar a reciclagem do aprendizado da sua brigada de forma contínua, o que manterá os conceitos sempre ativos e as ações efetivas e adaptadas a possíveis transformações na legislação. Em mais de duas décadas disponibilizando soluções efetivas em segurança contra incêndio, assim com o treinamento plano de abandono, a S.A.O conta com profissionais especializados para solucionar os mais diversos serviços com foco em prevenção de incêndios. Entre em contato conosco, tire as suas dúvidas e solicite um orçamento sem compromisso. Os brigadistas precisam possuir um cronograma mensal de reuniões, para colocarem em prática seus conhecimentos, adquiridos durante o treinamento.
Por isso, o mais indicado é que se consulte as NTs (Normas Técnicas) ou as Its (Instruções Técnicas) dos Bombeiros para que assim possa ter ciência das regras em vigor. É fundamental que todos reconheçam a importância desse elemento, bem como notem quais pontos merecem maior atenção. Dúvidas e questionamentos devem ser respondidos conforme surgirem, garantindo a execução adequada.