A Tecnologia revolucionou o cinema e a nossa maneira de interagir com os filmes. O cinema evoluiu muito desde a sua criação no final do século XIX, que é creditada aos irmãos Lumière, engenheiros que criaram a primeira máquina de filmar e projetar filmes . Esta matéria do Coruja Informa mostra como funcionam os principais efeitos especiais e como são as técnicas utilizadas por trás dessas cenas fascinantes que têm aguçado a imaginação dos espectadores. Luis Calil, diretor comercial do circuito de exibição Cinesystem, afirma que “o mercado de cinema passa constantemente por mudanças, mas o trunfo do exibidor é entregar uma experiência cinematográfica que chame a atenção do espectador”.
Na computação gráfica multidões são arrastadas para as telas com a criação de personagens impressionantes. Nesta onda de efeitos, os super-heróis se deram bem. Com a captura de movimentos, qualquer objeto inanimado ganha vida e assim a atuação de atores pode ser vivida em uma situação criada pela computação gráfica. Ainda são muito usados os efeitos de Chroma Key e o Bullet Time. Os limites para os efeitos não existem e a criatividade ganha literalmente asas!!!
Tudo aconteceu no curtíssimo filme “The Execution of Mary Stuart”, que nos dias de hoje poderia até ser chamado de GIF com seus apenas 18 segundos. O dispositivo audiovisual como campo de experimentação, invenção e subversão. A criação de aparatos audiovisuais pensados em relação à arqueologia da mídia e às tecnologias digitais atuais. Os processos de mediação audiovisual em suas dimensões estéticas, epistemológicas, políticas e cognitivas. A exploração criativa de questões como a dos dispositivos de vigilância, o tempo real das imagens, as relações entre a tecnologia e a criação artística, os regimes de sentido da imagem e a relação entre audiovisual, obras tridimensionais e de “site specific”. No fim, os dois universos funcionam melhor em conjunto.
Linha do tempo da história do cinema brasileiro
Com o advento das tecnologias computacionais e digitais, muitas novas maneiras de fazer efeitos especiais foram criadas, utilizando modelos gráficos em 3D para a aplicação em uma cena. Esses modelos gráficos podem ser criados por meio de computação gráfica, uma área da computação que abrange um conjunto de métodos e técnicas para geração, manipulação e interpretação de modelos e imagens. O legado do Stop Motion não é apenas a sua aplicação nos filmes de hoje, mas também a sua influência no trabalho de diversos cineastas que, mais tarde, desenvolveriam novas técnicas de efeitos especiais através da computação gráfica.
Brasil Escola
Ainda assim, truques como esse continuam sendo usados em produções de vídeo dos mais diversos tipos ainda com mais capricho e realismo. Planejamento e execução, juntamente com os alunos, da direção fotográfica de um curta-metragem. Regaste e exercício do conhecimento técnico, teórico e estético que foi desenvolvido ao longo das oficinas e das disciplinas teóricas de fotografia. Linguagens, ambientes de programação e hardware criados para não programadores. O uso de programação em instalações, composições audiovisuais, vinhetas e outros formatos audiovisuais.
Começando por aquilo que é mais falado hoje em dia, os filmes da Marvel Studios. Temos então que citar um dos personagens mais queridos entre os heróis, também um dos mais engraçados, o fanfarrão do Rocket Racoon. Rocket que é feito inteiramente por meios digitais sempre aparece ao lado do seu amigo Drax, que, por sua vez, vive brincando e mexendo com o guaxinim. Aqui vemos como tudo acontece antes das figuras serem tratadas pelos computadores da Marvel, onde o Racoon se movimenta através do irmão de James Gunn, Sean Gunn. Ou seja, temos Dave Bautista acariciando o Sean. No primeiro semestre deste ano, o Spcine lançou um edital de curtas já com o olhar dirigido para o audiovisual negro.
Por que o cinema é considerado a sétima arte?
Um dos primeiros filmes do gênero a focalizar no Universo o medo humano do apocalipse. Reflexos dos progressos espaciais russos e americanos. Como o nome já sugere, uma rocha ameaça cair em nosso planeta. Ao contrário dos outros filmes citados acima, este mostra o fracasso dos review de séries esforços americanos para salvar o mundo. Diante da morte eminente, o foco recai no relacionamento entre as pessoas e na histeria de se saber que o fim do mundo está próximo. O primeiro longa-metragem que pode ser considerado um genuíno filme-catástrofe foi Aeroporto, de 1970.
Para quem está assistindo o resultado final realmente pode ser sutil diferenciar, mas cada efeito tem uma execução bem diferente uma da outra. Muitos desses filmes, infelizmente, não são levados ao grande público, por vezes marcando presença apenas em mostras especiais e festivais de cinema. Mas temos grandes exemplos nacionais que fazem sucesso aqui e no mundo, como “Cidade de Deus” e “Que Horas Ela Volta?