Por isso, a entrega de projetos é um dilema na vida do estudante de Arquitetura. Um projeto arquitetônico consiste em, basicamente, na elaboração e representação da construção ou reforma de determinado ambiente. Praticamente todas as construções podem ser pensadas através de um projeto. A representação pode ser feita através de desenhos técnicos ou elementos gráficos. Frequentemente jovens estudantes pensam que têm que ser talentosos no desenho, ou serem especialistas em matemática já na hora de se inscrever no vestibulares para arquitetura. Uma vez dentro, muitos estudantes se sentem sobrecarregados com a grande quantidade de tarefas pela frente.
Aprofundar-se na iluminação da arquitetura implica melhorar a qualidade das nossas experiências, nossa saúde e bem-estar, e a sustentabilidade não só do ambiente natural, mas também espaços menores, como os nossos ambientes de trabalho. A herança e a história de nossas sociedades, tal como são apresentadas através da arquitetura, não são apenas belos vislumbres do passado, mas também cruciais para entender nossa cultura como disciplina. A conservação e restauração de edifícios é, inegavelmente, um desafio; é impossível agradar a todos.
Dentro das matérias citadas — na verdade, durante todo o curso —, o aluno tem muitas atividades práticas. Sendo assim, você vai elaborar projetos, construir maquetes, desenhar plantas técnicas, propor intervenções urbanas e diversas outras coisas. O mercado de trabalho para o profissional formado em Arquitetura encontra-se em expansão no país, em especial no setor de construção civil. Além disso o setor público também tem aumentado a procura por arquitetos.
Arquitetos conseguem (de maneira muito clara) ver os frutos de seu trabalho
A mídia freqüentemente aborda o ato de restauração como um “massacre do patrimônio”, apesar das soluções muitas belas e adequadas. Graças à sua origem como a “mãe das artes” e seu consequente desenvolvimento como uma profissão influente, arquitetura alcançou um reconhecimento quase universal como uma profissão nobre. Em seu trabalho, arquitetos interagem com clientes dos escalões mais altos da sociedade. Para cada planta de casas com 3 quartos indivíduo haverá uma série de edifícios que apenas acham lindo. Muitos estudantes mergulham no mundo da arquitetura porque foram emocionalmente afetados por um lindo edifício, mas na sala de aula “bonito” não é necessariamente uma qualidade que vai convencer os colegas e os professores. Isto dá origem a debate vivo e estimulante entre os profissionais de arquitetura que também se estende ao discurso escrito.
A ideia é dar suporte para que os alunos possam colaborar no futuro com o bom funcionamento das cidades, garantindo os direitos de todos que vivem nelas. Nesse caso, quanto mais informações você conseguir sobre o curso, melhor. Arquitetura é uma área de estudo ampla, como foi possível perceber ao longo do texto. Para atuar na profissão você deve ter uma forte ligação com os movimentos artísticos e gostar de construção.
Alguns argumentam que a arquitetura é, por natureza, política, no entanto, ser ativo nas decisões políticas de uma cidade ou país é uma história diferente. Arquitetura é mais do que apenas criar belos objetos; a disciplina tem um valor na organização da sociedade. A firma Terroir, por exemplo, trabalhou com a Prefeitura de Burnie e a Prefeitura de Parramatta, na Austrália, para defender uma certa estrutura para a cidade, prever o que pode acontecer e projetar um conjunto de critérios para a evolução urbana. É um caso de arquitetura que influencia a política, ao invés do contrário.
Com o crescimento da população nas cidades e a demanda por espaços mais funcionais e ecologicamente corretos, o papel da arquitetura se torna cada vez mais crucial no cenário futuro. Os arquitetos contribuem ao projetar edifícios que atendam às exigências dos usuários, que sejam esteticamente agradáveis e, ao mesmo tempo, sustentáveis. Depois de compreendido esse ponto, podemos dizer que o arquiteto precisa conhecer obras de arte, entender de colorimetria, ter noções de desenho e percepção de espaço físico.
Sustentabilidade e habitação nas grandes cidades, pontos fundamentais na arquitetura atual
Durante a fase de construção, o arquiteto assume um papel de supervisão. Eles visitam o canteiro regularmente para garantir que o trabalho esteja sendo executado de acordo com os planos, esclarecer dúvidas, resolver problemas e fazer ajustes quando necessário. Eles atuam como uma ponte de comunicação entre o cliente e os empreiteiros, facilitando a execução eficiente e bem-sucedida do projeto. Usando software de design assistido por computador (CAD) e outras ferramentas, o arquiteto cria desenhos técnicos e modelos tridimensionais do projeto.
Para conseguir ter seu próprio estúdio ou escritório, é preciso se destacar com muito estudo e trabalho
Talvez a maior das vantagens de ser um arquiteto é ter uma obra ao longo da vida que permanece depois que você se foi para lembrar as pessoas de seus esforços. É possível de fato viver uma vida muito maior que sua mortalidade permite graças aos edifícios que você criou e que te representam. Devido a “natureza material” literal de seu trabalho, é difícil de duvidar de sua contribuição para a sociedade e o valor de seu trabalho quando ele tem dez pavimentos de altura e está bem na sua frente. Uma das melhores formas de aprender é ver os conhecimentos sendo colocados em prática. Por isso, se tiver oportunidade, acompanhe de perto a elaboração e execução de projetos de Arquitetura.