“É praticamente isso que as montadoras fazem ao escolherem o pneu que irá equipar um veículo. “Na hora de procurar um pneu, se deve levar em conta para qual finalidade você vai usar esse pneu. Se é para rodar em estradas de terra, a procura deve ser por um pneu com boa tração, independentemente do que diz a etiqueta. Se o objetivo do uso do pneu é para rodar nas grandes cidades, a procura principal poderá ser por um pneu com boa durabilidade”, explica Roberto Falkenstein, consultor de Tecnologias Inovativas da Pirelli para a América Latina. Quando estiver no seu veículo, anote os seguintes números localizados no seu costado na ordem abaixo.
A fim de otimizar e expandir ainda mais a reciclagem de pneus em fim de vida através da pirólise, a Continental assinou um acordo de desenvolvimento com a Pyrum Innovations. Os materiais usados por cada fabricante de pneus são escolhidos tendo em mente a tecnologia individualizada. Cada componente do pneu foi projetado para oferecer benefícios especificamente relacionados à sua função enquanto ainda trabalha com os outros componentes.
Pneus de mesmo tamanho e desenho, produzidos em fábricas diferentes, tem duas etiquetas diferentes?
A pressão adequada dos pneus pode variar conforme o tipo de veículo, o modelo dos pneus e a forma como você utiliza o carro. Para saber a calibragem recomendada, consulte o manual do proprietário ou as indicações na lateral da porta do motorista. As operações mundiais de recapagem da Continental são um exemplo perfeito de soluções inteligentes de economia circular. Quando os pneus dos caminhões são reformados, a borracha removida das bandas de rodagem é reaproveitada e utilizada para novos compostos de borracha.
Muitos pneus são projetados para atender às tensões e às necessidades de desempenho especificadas pelo fabricante de um determinado modelo de veículo. Mas se o cliente ainda ficar em dúvida sobre qual pneu escolher para o carro, a etiqueta pode ser o grande diferencial. Ela classifica os pneus em uma escala que vai de A a F, em que A é a melhor classificação, e F, a pior.
Mas, quando não existe essa opção, muitos recorrem a métodos de reparo que dão uma sobrevida ao equipamento, como em caso de pequenos furos, que podem ser vilões e causar problemas futuros maiores. Um pneu precisa sempre respeitar os limites de diâmetro e largura determinados pelo fabricante do veículo, que são encontrados no manual do proprietário. Uma opção mais larga e maior que o ideal pode ocasionar em uma direção instável, causando a perda do controle. Isso pode acontecer devido à sobrecarga do sistema de suspensão ou até mesmo, no caso de um diâmetro incompatível, desgastes nas caixas de roda. Os pneus funcionam em conjunto com a suspensão para absorver os impactos das estradas. Quando calibrados corretamente, eles distribuem melhor o peso e reduzem a carga sobre os componentes da suspensão, como amortecedores e molas.
O pneu com a ranhura de 2 mm em dias chuvosos tem um coeficiente de aderência perto do pneu com 8 mm de ranhuras em baixas velocidades, mas cai exponencialmente conforme a velocidade aumenta, ponto 4. A calibragem adequada para cada carro é indicada por seu fabricante, no manual de instruções, e deve ser feita para manter a pressão ideal de ar dentro do equipamento. Este procedimento deve ser feito com periodicidade para garantir o funcionamento normal do veículo, mas caso você note que o pneu está com aspecto murcho, é necessário que seja calibrado imediatamente. Em alguns modelos existe um indicador digital que auxilia na averiguação constante da pressão.
“Existem muitas características a serem analisadas na escolha de um pneu. O estilo de guiar do condutor, a finalidade do pneu, as características do piso em que ele será aplicado, etc.”, acrescenta. Uma dúvida comum que surge no momento de trocar o pneu do carro é sobre qual a escolha adequada para o veículo. Em caso de troca de apenas dois pneus, a Pirelli indica que se privilegie os do eixo traseiro do veículo, independentemente do tipo de tração, com o par mais novo sendo alocado sempre na traseira.
Como a resistência ao rolamento do pneu pode gerar economia
Portanto, a etiqueta será padronizada para todos os fabricantes ou importadores que comercializarem pneus no território nacional. Esta matéria prima, proveniente das árvores seringueiras, suporta o desgaste do dia a dia, ao mesmo tempo em que oferece um alto nível de aderência, mesmo quando o piso se encontra molhado. Desde 2015, a Bridgestone também utiliza matéria prima alternativa para desenvolver pneus a base de guaiúle, um arbusto que cresce nas regiões áridas do México e no sul dos Estados Unidos. Pergunte a qualquer piloto de corridas a um bom motorista qual a importância dos pneus. Eles dirão que os pneus são pelo menos 25% na composição de um bom carro.
Para impedir isso, é realizada a troca de posição de cada um para que a força da tração dianteira ou traseira, por exemplo, não desgaste mais rápido a borracha por meio do maior impulso exercido pela potência do motor. Geralmente o pneu dianteiro direito é trocado pelo traseiro esquerdo, enquanto o pneu traseiro direito muda de posição com o dianteiro esquerdo, resultando em uma troca em X. Estes equipamentos, por sofrerem impactos constantemente, acabam se desgastando com o tempo, algo que pode, inclusive, afetar o funcionamento de outras peças do veículo quando não são realizadas as manutenções corretamente. A atenção ao pneu pode aumentar sua vida útil e garantir ainda maior segurança, conforto e longevidade para o seu carro. Manter os quatros pneus do seu veículo em dia é uma tarefa primordial para garantir não somente a sua proteção a bordo, mas também a segurança dos demais motoristas no trânsito.
Todas as medidas de um modelo de pneu terão a mesma classificação em todos os critérios da etiqueta?
Apenas nas comercializações com as montadoras (equipamento original) e em vendas diretas do fabricante para Frotas de veículos comerciais (caminhões e ônibus) não haverá necessidade de etiquetar pneus. Os benefícios obtidos através do regulamento são benefícios que a Goodyear já considera na concepção dos nossos produtos, a preocupação com o nível de ruído externo e com a maior eficiência energética, minimizando impactos para o meio ambiente. A tecnologia de pneus moderna combina uma mistura única de química, física e engenharia para oferecer aos consumidores um alto grau de conforto, desempenho, eficiência, confiabilidade e segurança.
Podemos observar no gráfico que a pista de concreto seco é a que tem melhor aderência do pneu ao solo, formato de pista muito utilizado nos EUA. Hoje a maior parte dos pneus é constituída de 10% de borracha natural, 30% de petróleo e 60% de aço e tecidos tipo lona com objetivo de aumentar a resistência da estrutura. É importante lembrar que no caso de pneus para veículos de passeio, consertos somente são permitidos na área da banda de rodagem (parte do pneu que toca no solo) e devem ser efetuados dentro das especificações e requisitos da Norma ABNT NBR NM-225. Já o rodízio é feito para evitar que um ou mais dos quatro pneus se desgaste de forma desigual no veículo.
O importante é escolher um local de confiança, com profissionais qualificados para realizar o serviço corretamente. Se você anda muito em estradas de terra, por exemplo, o desgaste dos pneus pode ser maior, e o rodízio pode ser necessário com mais frequência. Basicamente, os pneus são trocados de posição, seguindo um Loja de Pneu Online padrão específico para o seu tipo de veículo (tração dianteira, traseira ou 4×4). O ideal é calibrar os pneus a cada 15 dias, ou pelo menos uma vez por mês. Se você costuma dirigir bastante, principalmente em estradas, é bom checar com mais frequência. Os pneus importados deverão ter adesivados na banda de rodagem a etiqueta regulamentada pelo INMETRO.
Entenda como essa prática de conservação dos pneus pode beneficiar você e seu carro. Localizado entre a banda de rodagem e a segunda cinta, possui as mesmas funções e estrutura das cintas, mas em vez de aço, na sua construção são utilizadas matérias como o nylon e assemelhados. É um reforço adicional utilizado na construção de pneus de performance. Produzida com compostos de borracha especial de baixíssima porosidade, é utilizada em pneus sem câmara sendo assim responsável por manter o ar dentro do pneu. É a parte lateral, na qual constam destacadas todas as informações relativas ao pneus. Produzido por um composto de borracha especial, o costado é responsável por suportar o flexionamento do pneu, além de proteger a carcaça contra fissuras, impactos, fricções e desgates.