Dois Irmãos teve o pior final de semana de estreia de todos os filmes da Pixar. Mas isso não é culpa da qualidade da animação (que é boa, por sinal). Graças à pandemia, o filme ficou engavetado na China e na Itália, dois dos países mais afetados pela Covid-19. Salas de cinema de vários outros países – inclusive do Brasil william zabka – também não estão funcionando. As produções nacionais tiveram de lidar com incertezas não só pela indefinição sobre quando os cinemas seriam reabertos, mas também pelos cortes de verba dos últimos anos. Filmes que já estavam prontos há meses, como “Eduardo e Monica” e “Mariguella”, tiveram de adiar suas estreias.
Aqueles que ainda se inspiravam nas propostas do Cinema Novo, a partir da década de 1970, vão passar a encabeçar uma outra fase do cinema brasileiro. O chamado “Cinema Marginal” vai dar continuidade à postura contestatória e o privilégio das questões político-sociais anteriormente defendidas pelo Cinema Novo. Segundo Solange Stecz, essa estratégia utilizada na China pode também se tornar uma tendência no Brasil. Situações como a falta de legendas ou dublagem em determinados idiomas em filmes recém lançados estão sendo recorrentes nas plataformas de streaming. Para informar seus usuários, a Netflix está colocando avisos nas novas produções de seu catálogo, já que, por conta dessa paralisação no setor cinematográfico, estão sem esses complementos. As novas medidas devem contemplar, principalmente, a tendência adotada pela indústria de disponibilizar e antecipar lançamentos no formato VOD (vídeo sob demanda) como alternativa ao lançamento tradicional nas salas de cinema. Com as principais exibidoras de cinema fechando suas portas nos EUA , estúdios como Universal, Paramount e Disney vêm optando pelo streaming e pelo VOD como forma de não perder público para suas produções.
Nós conversamos com Ricardo Cavallini, fundador da “Makers — Consultoria de Inovação”, para saber mais sobre esse mundo. Essa nova mudança refletia a eficácia dos instrumentos de censura e repressão estabelecidos pela ditadura militar. Com isso, a crítica ácida e direta encontrada nas produções anteriores vai perder lugar para a representação de um Brasil marcado por sua exuberância e outras figuras típicas. Nesse mesmo período, o Cinema Novo se aproximou da proposta do Tropicalismo, movimento musical que criticava o nacionalismo ufanista e a aversão radical aos elementos da cultura estrangeira. A Associação Nacional dos Proprietários de Cinema dos EUA , por sinal, não gostou nem um pouco das recentes decisões da Universal. De acordo com ela, outros estúdios demonstraram parceria e confiança no modelo de negócios das salas de cinema – sim, ao melhor estilo “não vamos esquecer o que vocês fizeram”.
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Outra dificuldade encontrada refere-se à disponibilidade de dados públicos em relação ao setor de exibição cinematográfica. Por se tratar do segmento da cadeia produtiva que apresentou menor intervenção estatal, os dados disponibilizados são mais escassos. Buscou-se, porém, a superação desses obstáculos por meio da adaptação dos índices, como anteriormente descrito, à base de dados e da utilização de análises de estatísticas descritivas para o setor de exibição. Quanto à indústria cinematográfica brasileira, parte-se da hipótese de que sua estrutura é concentrada e que sua dinâmica, em grande medida, é dependente das políticas públicas implementadas para o setor. Mesmo diante de forte retomada na dinâmica do setor cinematográfico, o Brasil ainda apresenta um mercado cinematográfico pouco expressivo.
Em uma época complexa, os EUA se preparavam para a Segunda Guerra Mundial. Os estúdios investem em comédias musicais, com canções que conquistaram o público. Filmes como “Grande Hotel” , “Crepúsculo dos Deuses” , “Drácula” , “Casablanca” , “Cantando na Chuva” e “Como Agarrar um Milionário” representam bem o que era esse tempo para o cinema hollywoodiano. Thomas Edison, realizador de inúmeras patentes nos EUA, foi creditado pela invenção de diversos dispositivos tecnológicos (como a lâmpada incandescente e o fonógrafo). Teve importância também na evolução do cinetoscópio, uma câmera de filme primária. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. Assim como a crise de 1929 ou a Segunda Guerra fizeram, a Covid-19 marcará uma nova era do cinema.
Mudanças Do Consumo De Entretenimento Durante A Pandemia
Em função disso, alguns anos apresentaram quantidade baixa de empresas, o que dificultou o cálculo da concentração. Em 2006, o instrumento é modificado permitindo que seu campo de ação seja expandido, atingindo assim outros elos da cadeia produtiva cinematográfica, como distribuição, exibição, preservação e infraestrutura de serviços. Percebe-se, então, a busca recente de uma cadeia produtiva mais consolidada, com representatividade nacional em todos os elos. O marketing cultural também se coloca como um atrativo para as empresas. Percebe-se maior participação do setor privado a partir de 1993, início da Lei do Audiovisual. A atuação do Estado no setor cultural justifica-se, uma vez que o acesso à cultura deve ser garantido aos cidadãos, e as manifestações culturais e humanas devem atingir a sociedade como um todo, não apenas a determinadas classes.
Somente com o afrouxamento das restrições de isolamento e a reabertura das salas essas obras poderão ganhar a luz do dia e chegar ao público. O cinema, em prol da sobrevivência, teve que modificar e amplificar o tamanho de suas produções, durante década de 1950, para novamente demonstrar sua relevância, enquanto o catálogo de filmes antigos era vendido para a TV. Assim, o cinema se mantinha na memória e era novamente apresentado para um novo público por meio da acessibilidade oferecida pela nova mídia. O cinema, antes de ser uma indústria propriamente dita, começou sua história na França ao fim do século XIX. Mas sua trajetória foi momentaneamente interrompida por conta da Primeira Guerra (1914–18), algo que impossibilitou a produção de novos filmes e deixou um espaço que posteriormente viria a ser ocupado pelo cinema hollywoodiano. Aqui, estamos falando apenas de filmes e séries, sem contar serviços musicais (o Spotify Premium, por exemplo, cobra R$ 19,90 mensais), esportivos (a F1TV estreou custando R$ 28,90 por mês) ou de games (o Xbox Game Pass Ultimate custa R$ 44,90).
“Depois do coronavírus, haverá uma grande onda de apreciação emocional por experiências coletivas”, disse Rothman aoHollywood Reporter. “Esse é o tipo de experiência que nos torna o que somos, desde o tempo das rodas de história ao redor da fogueira”, complementa. Que o coronavírus afetou a indústria do entretenimento, você já sabe. Shows, eventos e festivais foram postergados ou, em alguns casos, cancelados.
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A educação básica é um direito de todos, afirma a Constituição Federal de 1988. É quase impossível imaginar a vida em sociedade sem a presença das máquinas e outros aparatos tecnológicos. Em ranking divulgado em julho, a Netflix é quem lidera o mercado em número de assinantes (209 milhões), seguida de Prime Video (175 milhões), Disney Plus (106 milhões) e HBO Max (67 milhões).