Porém quando não estou em crise consigo raciocinar, não consigo indentificar o meu problema, mas consigo entender que nada do que acontece é normal. É impressionante como eu interpreto errado e fico convicto de que eram comigo . Porém tenho procurado ajuda pois tenho certeza que minha mente não é normal ainda que não sei como ter uma mente normal. Saiba mais sobre a psicanálise e descubra você mesmo a chance de se autoconhecer. Não existem métodos melhores do que outros, apenas deve-se destacar que as abordagens e objetivos são de natureza diferente.
Segundo a Associação Americana de Psicologia (APA), “a psicanálise é uma especialidade da psicologia que se distingue de outras especialidades pelo seu corpo de conhecimentos e suas abordagens intensivas de tratamento. Então, o pai da psicanálise acabou indo para Paris, entre 1885 e 1886, para trabalhar junto com Jean-Martin Charcot, neurologista francês. Para entender o que é psicanálise precisamos conhecer a trajetória de Freud e de seus colaboradores e tutores. Dessa forma, será preciso voltar até o final do século XIX e rever o desenvolvimento das ideias iniciais do fundador dessa escolástica.
Isto é, caso a criança esteja num ambiente favorável ela conseguirá desenvolver aspectos positivos, porém, o contrário também pode ser aplicado. O pediatra e psicanalista Donald Winnicott é o responsável por adotar uma postura de análise na relação entre a criança e a mãe. Sendo assim, o teórico procura entender o elo dos dois e o resultado para a construção da psique do indivíduo. Ao falarmos de teoria da psicanálise não é possível citar somente uma escolástica. Apesar de Freud ser o criador dos primeiros conceitos, os termos evoluíram conforme o tempo e diversos autores contribuíram com novas visões sobre a área.
Inscreva-se no curso Direito de Família: Teoria e Prática
Isso porque são carregados de informação sobre a vida do indivíduo e oferecem ao analisando um conhecimento maior de si mesmo. A identificação de padrões na fala e nas reações do cliente pode ajudar o indivíduo a entender melhor seus pensamentos, comportamentos e relacionamentos como um prelúdio para mudar o que é disfuncional. Os psicanalistas empregam técnicas específicas, como associação espontânea de palavras, análise de sonhos e análise de transferência. Freud foi pioneiro na ideia de que forças inconscientes influenciam o comportamento e a personalidade do indivíduo.
Psicanálise: entenda os conceitos e aplicações
Contudo, se esse pensamento não segue as mesmas regras, se ele não se organiza da mesma forma, ele precisa portanto de outros meios para ser abordado. É nesse sentido que, antes de tudo, a psicanálise se oferece como um meio de pesquisa e investigação, ou, mais especificamente, como um método de escuta. A partir das técnicas da psicanálise, faculdade psicanalise o analista terá ferramentas para conseguir acessar os conteúdos reprimidos pelo paciente, sendo capaz de identificar os traumas e desejos. Depois do insucesso com a hipnose, Freud criou a associação livre que permitiu que o analista pudesse captar, pelas palavras do paciente, o conteúdo daquilo que estava oculto pelo inconsciente.
Lembremos, como exemplo maior, que a psicologia analítica de Carl Gustav Jung foi criada justamente a partir da impossibilidade de inclusão no meio psicanalítico de hipóteses que envolviam concepções integrativas e/ou transcendentais. Analisando detalhadamente a citação de Freud, podemos dizer que sua definição inicial é a de pensar a psicanálise como um método duplo de investigação. Logo, tudo o que dizemos, as formas como agimos e, inclusive, nossas decisões conscientes seriam diretamente influenciadas por uma outra lógica de pensamento, que chamamos de inconsciente. A psicanálise é uma disciplina no interior da racionalidade científica que possui um método de clínica e pesquisa. Este método é baseado na tese de que o sujeito é dividido e de que o inconsciente sobredetermina a consciência e o pré-consciente. A Psicanálise é um campo de investigação teórica e clínica da psique humana, ou em outras palavras, é o campo de estudo preocupado em explicar o funcionamento da subjetividade humana, auxiliando no tratamento de transtornos mentais.
Mesmo assim, esses pensamentos e impulsos continuam a influenciar na maneira como agimos e nos comportamos. Dessa forma, a abordagem psicanalítica procura compreender esse aspecto para ajudar os pacientes. O inconsciente pode ser acessado através da livre associação, sonhos e atos falhos.
O auxilio de Josef Breuer e o livro “Estudos sobre a Histeria”
A primeira lei, o interdito proibitório do incesto, lei básica e estruturadora do sujeito e das relações sociais é de origem sexual. A sexualidade interessa ao Direito de Família na medida em que ela passou a ser compreendida na ordem do desejo. Embora o Direito Penal tipifique os crimes sexuais, focalizando-os na ordem da genitalidade (Arts. 213 e segs.), a sexualidade se expressa no Direito de várias outras formas. Uma das questões mais importantes para se saber é que o psicanalista não atua como um juiz, pois não interfere no que diz respeito a valores da pessoa. O psicoterapeuta fará uso da escuta atenta em relação aos pontos encontrados ou indicados em uma breve apresentação dos conflitos que existem na mente da pessoa.