Veja como identificar se um site é confiável para comprar

Abaixo, confira algumas dicas de como saber se um site é seguro, além da opinião de especialistas no assunto. O Site Confiável é uma ferramenta que ajuda os consumidores a verificarem se determinados sites são confiáveis para comprar. Em tempo real analisamos bancos de dados, blacklists, registros, reputação, informações e interações dos próprios usuários. Evite golpes e prejuízos, antes de comprar verifique se você está realmente em um site confiável ou se trata-se de um site clonado ou fraudulento.

É a empresa de e-commerce resultante da fusão de esforços entre as lojas Americanas.com, Submarino, Shoptime e Sou Barato. Ele também transita pelos dois ambientes para se relacionar, tirar dúvidas, pesquisar preços e fazer valer seus direitos de consumidor. Para evitar isso, é importante nomear um diretor de dados (Chief Data Officer – CDO) que seja capaz de implementar e zelar pelas boas práticas de gestão de dados pessoais. Já falei muito sobre as características do e-commerce, agora vamos ver quais são os desafios que os gestores de e-commerce precisam superar para vender mais e melhor.

Destaque as avaliações dos seus clientes

Pertencente ao Grupo Alibaba, o Aliexpress tem sede na China e, portanto, é uma opção para comprar de fabricantes do país asiático. É bom destacar que, daqui para frente, as empresas que não se enquadrarem podem ser punidas com multas muito pesadas. Como mencionei antes, o medo de ataques virtuais continua sendo um empecilho para o e-commerce. Uma solução que vem ganhando força mais recentemente é o modelo pick up & drop off , em que o e-commerce usa pontos de retirada para realizar entregas. Não é novidade que os produtos se deslocam dentro do Brasil majoritariamente pela malha rodoviária.

Como o grande marketplace salvou o pequeno negócio

Um certificado SSL é um sinal de que aquela loja online opera com transferência de dados – por exemplo, as informações de pagamento – de forma segura. O selo do certificado SSL é um sinal de que suas informações estão seguras com a loja e não serão repassadas a terceiros ou utilizadas para outros fins. Para te ajudar a entender como funcionam os critérios de pesquisa, utilizaremos a loja Kabum como exemplo.

Como saber se um e-commerce é confiável?

Veja as dicas do especialista Ricardo Monteiro, da DMK GROUP, empresa especializada em registros de marcas e patentes nos Estados Unidos, para saber se uma loja virtual é confiável. O problema é que uma página de phishing pode obter um certificado digital, apresentar o cadeado e encriptar o fluxo de informações com uma “conexão segura”. A “tranca” apenas garante que peruca ninguém pode interceptar os dados trocados, mas as suas informações ainda podem ser usadas de maneira incorreta por quem gerencia o site. Com exceção do problema que tive com o Mercado Livre há alguns anos, minha experiência nesse modelo de negócios tem sido ótima. Na página do produto, logo abaixo do botão “Comprar Agora”, a plataforma exibe os dados do vendedor.

Como fazer o cliente ‘experimentar’ um produto na web

Essa é uma tendência que todos que atuam no varejo precisam considerar, principalmente os que só trabalham com pontos de venda físicos. Outra etapa importante é a definição do público-alvo, o que permite a elaboração de estratégias mais assertivas. Para montar um e-commerce, além de planejamento financeiro, você precisa dar conta de etapas técnicas envolvidas no processo. Nele, uma única empresa é responsável pela estrutura central de comercialização online. Desde fabricantes, atacadistas, varejistas a prestadores de serviços, todos podem se beneficiar ao construir um e-commerce.

Além do mais, é possível aumentar o valor do ticket médio, fidelizar e até conquistar promotores da marca. Caso o valor do produto desejado esteja muito abaixo da média de mercado, não compre. Isso pode indicar que a mercadoria não é original ou que a loja é uma fraude.

Caso esteja em dúvida, a especialista em e-commerce Fátima Bana recomenda ir além na pesquisa e verificar a procedência do varejista. Outra dica importante é ter, em sua máquina, um antivírus que ajude a detectar e-mails maliciosos. Esses firewalls geralmente criam uma barreira que evita o recebimento desses e-mails. Mesmo assim, não garantem total eficiência e ainda é necessário tomar cuidado ao abrir links desconhecidos. Às vezes clicamos em banners ou anúncios patrocinados e deixamos de confirmar se fomos direcionados para o site correto.

É interessante checar também o nome da instituição dona do certificado e o prazo de validade. No Reclame Aqui, observe principalmente as reclamações feitas nos últimos seis ou 12 meses. A loja online pode ter uma ótima nota pelo atendimento dado há três anos e, nos últimos meses, ter parado de responder. Com tantos golpes internet afora, como mostrar que uma loja online tem credibilidade? A quantidade de visitas mensais na loja e o volume de busca pelo nome da loja no Google também indicam o quanto a empresa é confiável.

Deixe um comentário