Brasil Desafios e tendências da comunicação

É só um gostinho do que essa rede social pode promover no mundo do consumo. Usamos essas plataformas para interagir com amigos, seguir personalidades que admiramos, saber as notícias do mundo, mostrar momentos do nosso dia a dia — e, é claro, descobrir e comprar novos produtos. Ainda era janeiro de 2020 quando o Google anunciou que esses dados não estariam mais disponíveis para as empresas, em um processo gradual que terminaria em 2022. Neste ano, o Google já anunciou que esse processo vai até 2023, o que propicia mais tempo para discutir as melhores soluções.

O resultado disso é umaequipe reduzidade Comunicação Interna que acaba ficandosobrecarregada de tarefas e com tecnologias ultrapassadaspara alcançar os colaboradores. Assim como o desafio anterior, o principal motivo que causa a falta de investimento no setor é abaixa percepção de valorpor parte da alta gestão. Nela, os dados apontam que a percepção da empresa aos olhos dos colaboradores se desenvolve respectivamente com base na liderança (55%), no processo (30%) e nos veículos formais (15%). Este modo ajuda os usuários com TDAH e distúrbios do neurodesenvolvimento a ler, navegar e se concentrar nos principais elementos do site com mais facilidade, reduzindo significativamente as distrações. Quase dois terços (64%) dos entrevistados afirmaram que a mídia social é o canal pago mais eficaz nas redes sociais, com a liderança do TikTok e o do Instagram.

SEO Writing: confira as 14 dicas para criar conteúdos otimizados para o Google

Por essa razão, o papel da comunicação interna será fundamental na transmissão da mensagem, que deve ser a mesma para quem está no presencial e em casa. O profissional da comunicação precisará ficar atento em reforçar a cultura organizacional, para que não se perca a essência da empresa. Com as mudanças no modelo de trabalho e o papel estratégico da comunicação interna no cenário pós-pandemia, é fundamental entender as tendências da área para 2022.

Quais as principais tendências e desafios da comunicação?

TF-IDF: a abordagem de otimização on page que seu blog precisa

Embora esse tipo de conteúdo já venha crescendo há alguns anos, em 2020, com a chegada do TikTok, atingiu outro patamar. Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos. Copyright© 2022 | Todos os direitos são reservados à Comunicação Integrada.

Crises empresariais podem surgir por variados motivos, por exemplo, desastres ambientais, rombos financeiros ou crises econômicas. Elas devem ser conduzidas com uma exímia comunicação, com o público interno e o externo à empresa. Pensando nisso, é preciso buscar evoluir, mudar e se adaptar às novas exigências para eliminar essa barreira imposta por alguns gestores, principalmente em organizações mais burocráticas e antigas.

Estratégias de comunicação nas mídias sociais

Experiência do público interno – Muito se fala em experiência do cliente externo , mas a hora é de pensar na experiência do cliente interno, do colaborador. Para cuidar dessa experiência, além das ações acima citadas, é preciso ter um olhar mais personalizado para as necessidades de cada equipe e de cada colaborador no ambiente remoto. A comunicação deve trazer proximidade, deve abrir espaço de diálogo e deve ter resultados efetivos. De nada adiantará abrir espaços de diálogo e levar em consideração o que vier do lado do colaborador. O relatório Global Employee Experience, acima citado, afirma que apenas 9% das companhias escutam seus colaboradores e tomam decisões, de fato, com base nesses feedbacks. A comunicação interna sem resultados é rapidamente desconsiderada pelos colaboradores.

Dessa forma, eles podem abranger participantes de outras cidades ou que ainda não se sentem à vontade de estar em eventos presenciais. Mas já vivenciamos um arrefecimento da pandemia, que nos permite ter uma vida mais próxima do que tínhamos antes de março de 2020. Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo. É a oportunidade de você criar uma comunidade, com leads engajados e com taxa de entrega do conteúdo de praticamente 100%. O Telegram é uma ferramenta semelhante ao Whatsapp, porém com funcionalidades mais desenvolvidas e principalmente sem limite de usuário nos grupos.

Com a fragmentação digital contínua, os executivos relatam que a precisão dos dados, a mensuração e o ROI (valoração) são algumas das principais preocupações. Os profissionais globais do setor têm priorizado o digital e evidencia a falta de confiança deles nos dados na tomada de decisão, whatsgb.com.br/whatsapp-gb-pro/ o que também foi um dos destaques do levantamento. Se há alguns anos os canais de comunicação se restringiam ao mural de recados, caixa de sugestões e jornal interno, hoje, há uma enorme diversidade. A tecnologia permite que o smartphone, o computador, entre outros canais sejam usados.

Porém, enquanto os números da pandemia desaceleram, vemos que as tendências para a comunicação interna continuam sofrendo grandes transformações. Nada será como antes, sabemos, mas o ritmo das mudanças e a necessidade de adaptação rápida às intempéries que virão com possíveis novas ondas e novas restrições deve seguir acelerando. Se avaliarmos a comunicação interna das companhias hoje, veremos um cenário totalmente diferente do que existia pré-pandemia.

Deixe um comentário