Nesse tipo de negócio, você só terá lucro se sua empresa tiver, por isso é preciso ser muito focado, responsável e estar comprometido com sua visão. Para empreender, é preciso ser capaz de definir essas diferenças e identificar os elementos característicos que são necessários. No entanto, um dos conhecimentos técnicos mais importantes é o de Marketing.
É aquele que se planeja para reduzir os riscos e se mantém seguindo o plano previamente traçado. O chamado empreendedor nato é aquele visto como genial e que possui uma trajetória de negócios impecável. O objetivo desse perfil é crescer e se consolidar na carreira através de promoções e aumentos salariais. Muitas empresas estão focadas em aumentar o número de colaboradores com esse perfil. Ao contrário do que alguns dizem, o franqueado é sim um empreendedor, porém, um empreendedor que deseja mais segurança.
Mesmo depois de ter uma ideia, os pesquisadores aguardam um tempo para colocá-la em prática. Para eles, o fracasso não é uma opção, porque analisaram tudo detalhadamente até compreender todos os aspectos do negócio. Os perfis de empreendedorismo variam de acordo com a formação, país e até mesmo área dentro dofoodservice. Contudo, é provável que você se identifique com um dos perfis a seguir. Para esses com a habilidade de ver além, um caminho assertivo é o do empreendedorismo. Refletir sobre essas questões facilitará o planejamento do seu negócio e, consequentemente, ajudará a tirá-lo do papel de modo mais assertivo.
Os diferentes tipos de empreendedorismo se classificam a partir desse objetivo principal, que motiva os profissionais a fazerem diferente. Quando alguém usa a palavra empreendedorismo sozinha, sem complementos, geralmente está se referindo ao ato de criar o próprio negócio de produtos ou serviços – independentemente do porte. Pode ser um MEI que faz bolos sob encomenda, uma pequena loja de roupas ou uma startup. O The Wall Street Journal o considera como influenciador top na web. A Forbes diz que ele está entre os 10 melhores profissionais de marketing e a Enterpreuner Magazine diz que ele criou uma das 100 empresas mais brilhantes do mercado.
Qual é o seu perfil empreendedor?
Nesse caminho, vale reavaliar metas e mudar planos e, até mesmo, o modelo de negócio ou o produto/serviço oferecido. Ou seja, o baixo custo de investimento e flexibilidade também é algo que tem chamado muito a atenção dos novos empreendedores, que são cada vez mais jovens. Basicamente, o empreendedorismo de negócios está associado à criação de novas empresas. Aqui, o foco está em se tornar competitivo, conquistar novos clientes e manter o aumento dos lucros constante. O intraempreendedor é um funcionário remunerado para promover inovações nos produtos, bens e serviços para o sucesso da empresa.
Qual tipo de empreendedor você é?
A Shutterstock, por exemplo, organiza anualmente um hackathon de 24 horas que permite aos funcionários explorar ideias inovadoras que irão beneficiar a empresa. Outro exemplo de inovação intraempreendedora é o botão “curtir” do Facebook, que foi criado em um hackathon qualificação profissional similar e agora é parte integrante da marca. O intraempreendedorismo é uma forma de as empresas apoiarem e incentivarem os funcionários com espírito empreendedor. Para dar certo, é preciso ter muita organização, responsabilidade e boa capacidade de comunicação.
Toda empresa, de qualquer tipo de empreendedorismo, precisa saber como se promover no mercado. Sem isso, não consegue alcançar novos clientes, vender e obter um fluxo estável de receitas. Inclusive, a maior parte dos empreendedores brasileiros misturam diferentes categorias de negócio para atender a sua necessidade. Dentre os tipos de empreendedorismo, essa é a categoria que não possui formalização nem registros das suas atividades. Podemos citar, por exemplo, as barracas de ruas ou os ambulantes como esse tipo de empreendedorismo. Um exemplo de serviço que é liderado por esse tipo de empreendedorismo são os restaurantes sustentáveis.
Perfil de empreendedor informal
Por falar em necessidade, o empreendedor informal geralmente é aquele que começa a empreender a partir de uma necessidade pessoal por dinheiro. Sua principal característica é ter a visão de curto prazo sobrepondo-se a visão de longo prazo. No entanto, nada o impede de crescer e tornar seu empreendimento algo sólido e bem executado.
Para auxiliar pequenos empreendedores a iniciar sua vida no mundo dos negócios. Com isso, ele acaba expandindo seus negócios e setores em diversas empresas. Além disso, por assumir diversas responsabilidades acaba fracassando em alguns casos. O empreendedor serial é focado em mudanças e criação de novos negócios. Além disso, normalmente, o empreendedorismo digital não exige investimento inicial tão oneroso nem uma estrutura física complexa para funcionar. O empreendedorismo social é muito comum entre jovens que ainda estão nas faculdades e têm o sonho de mudar o mundo.