Atividade física e exercício físico: diferenças e benefícios

Isso significa que estão abaixo do padrão preconizado pela OMS (ao menos, duas horas e meia de exercícios moderados ou 75 minutos de atividades intensas por semana). Porque os riscos de desenvolver doenças, como as cardiovasculares, algum tipo de câncer ou de diabetes, são aumentados. O ideal é praticar exercícios aeróbicos pelo menos 150 minutos por semana para ajudar a reduzir a glicemia e combater a diabetes.

Também podem ser praticados esportes de raquete e esportes coletivos, desde que se controle a intensidade e sejam evitadas atividades mais intensas. A intensidade do exercício deve ser a suficiente para manter a freqüência cardíaca entre 50 e 80% da freqüência cardíaca máxima. A escolha da atividade dependerá de fatores como o interesse, o acesso a locais e instalações para sua prática, a idade e o estado físico. É conveniente uma revisão perder peso geral realizada por um médico, especialmente para os adultos e para os que apresentam fatores de risco conhecidos. Antes da prática de qualquer atividade física é essencial consultar um médico e realizar exames laboratoriais que confirmem que o indivíduo esteja apto para praticar exercícios. No entanto, de maneira geral, atividades informais, como caminhar, subir escadas, pedalar e dançar podem apresentar benefícios à saúde.

incríveis benefícios do coco para a saúde

Isto porque os exercícios aumentam a circulação sanguínea no cérebro, a produção de neurotransmissores como noradrenalina e serotonina, e estimulam o desenvolvimento do hipocampo no cérebro, que é a região responsável pela memória. Esses benefícios são muito importantes especialmente para idosos que apresentam redução da massa e da força muscular que ocorrem naturalmente com o envelhecimento, e que podem causar lesões ou aumentar o risco de quedas. Por isso, praticar atividade física regular, com exercícios de fortalecimento, é essencial para reduzir a perda, manter e melhorar a força e a resistência muscular. Além de ajudar o corpo, a atividade física tem efeitos mentais positivos nos adolescentes. Endorfinas são hormônios que promovem a felicidade e bons sentimentos.

Por que é importante fazer atividade física?

Promover a qualidade de vida dos beneficiários e reduzir os custos assistenciais. É necessário manter uma alimentação saudável com assistência de um profissional nutricionista que ensinará hábitos saudáveis, indicando a quantidade certa de nutrientes para cada organismo e, auxiliará o tempo certo entre as refeições. A Organização Mundial da Saúde recomendações do tempo ideal de atividade física para cada faixa etária. Ao queimar gordura e fortalecer os músculos, há também um aprimoramento da sua condição mental. Isso favorece diretamente a sua concentração em todas as tarefas que você precisa executar ao longo do dia, ou seja, melhora a sua produtividade.

Cabe lembrar, ainda, que os praticantes de atividade física devem se alimentar de acordo com a atividade praticada, intensidade, frequência e duração da mesma. A prática regular de atividade física traz bem-estar físico e mental, além de contribuir para o bom funcionamento do coração, da circulação sanguínea, da respiração e até dos hormônios. A partir dos 65 anos, a OMS recomenda que a prática de atividades físicas aconteça, ao menos, três dias por semana. Exercícios que previnem quedas são indicados, já que a musculatura e os ossos podem perder consistência com o avançar da idade.

Repita o processo até 10 vezes e faça três séries iguais com alguns segundos de descanso entre cada uma. A coleta seletiva em condomínios se torna, a cada dia que passa, mais necessária, principalmente nas grandes cidades onde as estimativas mostram que a quantidade de resíduos deve aumentar. O estresse oxidativo é um fenômeno que ocorre quando as defesas antioxidantes do corpo não conseguem reparar completamente os danos causados pelos radicais livres nas células.

A atividade física pode ser uma importante aliada no tratamento da depressão e ansiedade. Disputas, vitórias, derrotas e a persistência nas dificuldades são elementos presentes em atividades físicas para crianças, como esportes e jogos. Eles contribuem para o amadurecimento dos pequenos, já que ensinam a lidar com as frustrações.

cuidados importantes para quem vai praticar atividades físicas no calor

A caminhada reduz os índices de colesterol e de glicemia, além de auxiliar no controle da pressão arterial. Na corrida, os efeitos benéficos ao coração e à perda de peso são mais rápidos, porém, os riscos de lesão são maiores. Estabelecer metas a longo prazo, como a perda de peso, pode ser uma forma de se manter motivado e mais próximo dos seus objetivos. Mantenha as roupas de ginástica em local de fácil visualização e tenha um exercício físico extra como um plano B. Assim, mesmo durante os dias chuvosos ou preguiçosos, férias e feriados seu corpo seguirá sendo ativo.

Deixe um comentário