Como Singapura está criando um ambiente urbano mais verde

Mostrou também o quanto a sua importância para a cidade, evidenciada ao conhecer os dados históricos do município, foi deixada de lado no decorrer da urbanização. Os rios são um forte elemento natural que carrega consigo a história da cidade, as raízes daquele lugar que a partir dele se transformou. Esses referenciais, juntamente com a conceituação acerca da infraestrutura verde e como ela pode qualificar ambientalmente e socialmente os rios urbanos, contextualizam este texto. A biodiversidade também deu um salto, agora existem no local 14 espécies de peixes, 18 espécies de pássaros, 41 espécies de insetos. Além disso, o local ganhou vitalidade econômica, preferência para pedestres, harmonia entre o desenvolvimento e a preservação, mudanças do paradigma da gestão urbana, restauração histórica e ecológica. Reforma Verde é uma técnica de adaptar construções antigas que pretende manter a estrutura original e adequar ao edifício equipamentos e materiais modernos e ecológicos e com melhor performance energética.

Design sustentável para ambientes urbanos

Estamos sempre em busca de informações atuais, interessantes e de grande relevância para a sociedade, pesquisando práticas sustentáveis ao redor do mundo e trazendo para o leitor apaixonado pela natureza. Acompanhe nosso portal e mantenha-se plantas prontas informado, contribuindo com um futuro melhor para o nosso Planeta Terra. Hortas urbanas em áreas públicasAs hortas urbanas cultivadas em áreas públicas também são uma ótima opção para buscar a sustentabilidade nos centros urbanos.

Design e Madeira sustentável – BVRio

Reaproveitamento e reutilização de outros, ou ainda projetá-los para que sobrevivam em seu ciclo de vida, criando ciclos sustentáveis. Por padrão, as informações que você nos fornece, incluindo, eventualmente, dados que permitem a sua identificação, como acontece se você optar por receber nossanewsletter, não são conectadas às informações de navegação. Se não houver uma mudança significativa no funcionamento das cidades, a vida e a convivência em comunidade serão insustentáveis, expondo as populações a crises energéticas, hídricas e de combustíveis fósseis.

Práticas do design sustentável

A busca por uma maior integração com a natureza e a criação de áreas de lazer e convívio que promovam o bem-estar dos cidadãos são aspectos importantes para uma cidade mais sustentável e agradável. A história das cidades e a falta de consciência dos cidadãos fazem com que vários dos rios urbanos pareçam lixeiras. A ausência de tratamento de esgoto e o descarte de poluentes industriais são os grandes responsáveis por essa situação. Abandonadas, as águas foram se tornando alvo de despejo de poluição e de ocupações irregulares e, onde a sua presença impossibilitava o desenvolvimento urbano, foram tampadas e esquecidas. Como resultado, os rios das cidades raramente são vistos conectados e vinculados a espaços verdes públicos, mas sim a fragmentação e a sobreposição dos sistemas de infraestrutura. Há variadas certificações sustentáveis no mercado de construção, dentre as quais, o selo aqua , que é um selo brasileiro adaptado de uma metodologia francesa e contempla vários critérios sustentáveis, dentre os mais importantes a gestão ambiental da obra, economia de água e energia e redução de resíduos e qualidade de vida dos usuários do edifício.

Programa de Estudos

Projetar coisas de materiais que podem ser facilmente reciclados nas comunidades onde são vendidos. Inclui projetos de Design Regenerativo que restauram sua própria energia ou recursos, como freios em um trem ou carros que geram eletricidade. A utilização de tecnologias inteligentes, como sensores de iluminação, sistemas de transporte autônomo e infraestrutura conectada, contribuem para a eficiência e o melhor funcionamento das cidades.

Como visto na revisão bibliográfica, os rios urbanos desempenharam um importante papel para o desenvolvimento das cidades, assim como aconteceu em Passo Fundo, porém nem sempre a população possui esse conhecimento. Conhecer a história e a importância que o rio teve e tem para a sua cidade promove uma cultura de valorização desse elemento. A Figura 10 apresenta a sua direita uma praça cultural com monumentos que contam fatos marcantes da história local.

A recomendação é para a criação de estratégias para a recuperação do rio, mas para isso é necessária a mobilização da sociedade. Materiais ecológicos podem ser concebidos de forma artesanal ou industrial desde que não poluam, seja atóxico e que promova benefícios ao meio ambiente e não prejudique a saúde de pessoas e animais. Um exemplo de material ecológico é a madeira plástica, é feita através da reciclagem de plásticos e derivados, tem ótima resistência e durabilidade e a aparência é igual a de madeira convencional. O Edifício chamado de 25 verde, é o nome dado ao projeto, localizado na cidade de Turim na Itália, possui um terreno de 7.500 m².

Arquitetos paisagistas, Ramboll Studio Dreiseitl, e o conselho do governo de Singapura, National Parks Board, lideraram o caminho na criação de uma cidade repleta de jardins biodiversos que Singapura é hoje. Além disso, a pesquisa de Yun Hye Hwang, da Universidade Nacional de Singapura e do Future Cities Lab, está atualmente focada em explorar como moldar cidades sustentáveis e sistemas de assentamentos por meio da ciência, pelo desenho. A Recicletool é uma Start-up pernambucana que hoje encontra-se incubada no ITEP – Instituto de Tecnologia de Pernambuco – e desenvolve soluções ambientais na área de logística reversa, oferecendo para empresas e clientes em geral uma alternativa para destinação correta de resíduos oriundos do consumo final de diversos produtos. A partir disso, houve incentivo para a redução do investimento necessário para sua aplicação, visando estimular que mais imóveis adotassem esse modelo que gera menor consumo de energia nos dias mais quentes.