Considerado uma capital regional de média influência no estado, o município de Sorocaba é um polo regional do estado. Dentro de sua área de influência, a cidade atrai maior parte dos visitantes pelos serviços de saúde basica. Sorocaba desponta hoje como um dos principais pólos de desenvolvimento do país. A conseqüência natural desta conjuntura é o crescente número de empreendimentos imobiliários em todas as suas regiões. As empresas de construção civil de Sorocaba estão entre as que mais contrataram empregados neste ano em todo o Estado de São Paulo.
A partir de meados da década de 50, sob a égide do desenvolvimento e até o final dos anos 70, sob influência da nova dinâmica do período do “milagre econômico”, a economia regional se diversifica amplamente. A indústria regional passa a produzir bens intermediários, de capital e de consumo duráveis e intensifica-se a participação de grupos locais na exploração mineral. • Situa-se entre as principais rodovias paulistas, conta com ferrovia e até mesmo hidrovias e porto marítimo em sua região.
PIB da região de Sorocaba cresce acima da média
De lá até aqui, já apoiamos centenas de empreendedores de alto impacto, fomentando o ecossistema empreendedor brasileiro. A região em geral, mas principalmente a sub-região de Sorocaba, transformou-se em pólo de atração de população, com a contínua desconcentração industrial e as novas atividades extrativas na sub-região de Capão Bonito. Isso faz dessa região a segunda mais importante na agropecuária do Estado, atrás apenas da região de Campinas. A região começou, então, a receber investimentos oriundos do exterior e da metrópole que propiciaram estímulos à modernização tecnológica dos vários setores. Porém, ainda encontramos técnicas rudimentares como tratores, enxadas, etc. Após a crise cafeeira de 1930, as manchas de café das sub-regiões de Sorocaba, Tatuí e Itapetininga cederam lugar à cana e ao algodão.
Por conta disso, o aeroporto de Sorocaba (que possui o maior parque de manutenção do País), terceiro no País em pousos e decolagens, está recebendo investimentos para sua ampliação e modernização, que inclui aumento da pista principal e a construção de uma pista secundária para taxiamento. O projeto original pretendia que fosse erguido o Santuário de São Lucas, o padroeiro dos Médicos do Brasil, a construção teve início em 1960, com expectativa de cinco anos para ser inaugurada, fato que não aconteceu. A estrutura foi arquitetada sob a bênção do cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Armando Lombardi. A data não foi escolhida por acaso, pois marcava o dia de São Lucas (18 de Outubro), santo padroeiro dos médicos, além dos dez anos de fundação da Faculdade de Medicina de Sorocaba. O tempo passou, apenas a estrutura de concreto foi erguida e o local acabou apelidado pelo sorocabano como a “aranha do Vergueiro”.
Cidades-irmãs[editar editar código-fonte]
No entanto, o comércio do algodão cru revertia melhores lucros aos Sorocabanos. A cultura do algodão desenvolveu-se grandemente, a ponto de levar Luís Mateus Maylasky, o maior comprador de algodão da zona, a construir, em 1870, a Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) inaugurada em 1875. A ferrovia foi um dos fatores do desenvolvimento industrial, Guia de Empresas de Sorocaba que teve início com a Real Fábrica de Ferro São João do Ipanema, primeira metalúrgica em escala industrial da América Latina, de onde saiu um dos grandes Sorocabanos, Francisco Adolfo de Varnhagen, o Visconde de Porto Seguro. Os bandeirantes passavam por essa região quando iam para Minas Gerais e Mato Grosso à procura de ouro, prata e ferro.
A estrutura industrial da região é diferente da do restante do Estado, pela pequena presença dos principais complexos agroindustriais, embora as atividades de reflorestamento impliquem existência de um importante parque da indústria madeireira. Novos setores industriais têm se instalado na região, como o de material de transportes e o químico, e os setores tradicionais dão lugar aos ramos mais complexos. “Mais uma vez, estamos recebendo e comemorando um grande resultado conquistado pela nossa cidade.
O outro lado na RMS
Para Syllos, o resultado do PIB regional da indústria poderia ter sido melhor se não fosse a crise na Argentina — que afetou fortemente a exportação da Toyota e em consequência fabricantes de autopeças. “A Argentina teve um colapso de mais de 60% na importação de automóveis, refletindo nos fornecedores e na cadeia produtiva do segmento. Por outro lado, é importante analisar que ainda estamos sob efeito de uma crise iniciada há quase cinco anos e nesse aspecto a performance é muito interessante”, contrapõe o diretor do Ciesp. A indústria sorocabana cresceu acompanhando a expansão do setor no Brasil e em São Paulo, nas décadas de 40, 50 e 60. Ao final dos anos 20, a pecuária regional perdeu sua posição de destaque estadual e a área cultivada na região era inexpressiva. Ainda nessa década era expressivo o setor agro-industrial comandado pelo beneficiamento do algodão, seguido, em menor escala, pelo açúcar e álcool.
Porém, em comparação com o primeiro trimestre de 2021, quando o PIB da região avançou 4,2%, houve queda de mais de dois pontos. Atualmente, a RA tem 4,8% de participação no PIB paulista, o que a coloca em terceiro lugar no ranking. Não por acaso, Sorocaba foi bicampeã do Prêmio Band Cidades Excelentes, vencendo, novamente, na edição de 2022, na categoria de Melhor Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA) do Brasil, entre as cidades acima de 500 mil habitantes.