Passos Simples Para Iniciar uma Horta em Casa

“As que exigem mais luminosidade são tomate, pimenta, pimentão, temperos e couve. Já a chicória, radicci e o espinafre exigem menos sol”, diz Battistelli. Caso prefira reutilizar pneus velhos, corte no meio com uma faca amolada, inverta e deixe-o com aparência de bacia, utilizando um tampão de madeira com furos para fechar o fundo. Um corte horizontal no meio transforma o material em duas calhas com 10 a 15 cm de profundidade, e então coloque um pedaço de madeira em forma de meia lua nas laterais.

Por fim, faça uma leve pressão na terra com as mãos ao redor da muda — isso ajuda a fixá-la no solo. Caso você queira preparar o solo desde o início, você irá precisar de uma camada de drenagem (pedrinhas, argila expandida ou areia), uma camada de substrato e uma camada de nutrição (esterco, farinha de ossos, por exemplo). Após a análise do espaço e da iluminação, é hora de pensar em como você quer sua horta ou qual modelo o tamanho do lugar suporta.

Evite aplicar além da dose recomendada para não salinizar o solo e nem queimar as plantas. Para a produção de tomates, pepinos, abóboras e pimentões, por exemplo, é fundamental adubar durante o início do período reprodutivo, durante as fases de formação e desenvolvimento das flores. Além disso, o ato de cultivar suas próprias plantas pode ser terapêutico, promovendo uma sensação de realização e contribuindo para uma mentalidade mais equilibrada. Existem diversos repelentes naturais, receitinhas caseiras ou até mesmo produtos prontos. Lembre-se que há insetos que são benéficos para o seu pequeno cultivo, como joaninhas, por exemplo, que se alimentam de pragas.

Outro ponto interessante é fazer uma camada de folhas mortas ou galhos secos sobre o solo exposto. Ela irá servir como matéria orgânica e camada protetora para o solo. Não é preciso trocar a terra, mas é necessário fazer uma manutenção, colocando nutriente a cada 20 ou 30 dias. Levy indica o uso de bokashi, adubo de origem oriental resultado da fermentação de produtos de origem vegetal ou animal.

Como fazer uma horta?

plantas para presentear e seus significados

Procure plantar as mudas em dias chuvosos ou em dias mais frescos e molhe o local antes de colocar a planta. Se for uma muda com raízes, posicione-as bem distribuídas pela cova. Já se for com torrão, coloque todo ele dentro da cova e evite despedaçá-lo. Em seguida, complete a cova com terra e faça a compactação do solo ao redor para que as raízes se fixem melhor à terra.

Levy conta que você pode colher a partir do momento que ela tem minimamente uma estrutura. Dessa forma, você precisa colher no máximo 30% do que tem ali para que ela consiga se desenvolver de uma maneira adequada. A forma certa de colher é sempre de fora para dentro e de cima para baixo. Battistelli explica que não há como saber diariamente se a planta está recebendo sol suficiente. Entretanto, caso esteja necessitando de mais sol, “ela irá demonstrar em algumas semanas, normalmente não crescendo como o esperado”.

Como Plantar a Planta Casaco de Joseph

A adubação adequada fortalece suas plantas, promove o crescimento saudável e contribui para uma horta orgânica próspera e abundante. Conhecer a composição do solo é essencial para o crescimento saudável das plantas. Realize um teste de solo para determinar o pH e os níveis de nutrientes. Isso ajudará a identificar quais nutrientes podem estar em falta e quais ajustes são necessários para otimizar a fertilidade do solo.

Essa conexão direta com alimentos naturais não apenas enriquece o sabor das suas refeições, mas também garante que você esteja consumindo produtos livres de pesticidas e produtos químicos. A hortelã é bastante cheirosa e pode ser usada para fazer comidas doces e salgadas. Você pode cultivar em vasos ou na terra, mas é legal ter um solo bom.

Como Plantar Kalanchoe Tomentosa

Quando a escolha for uma opção, escolha alimentos de verdade, escolha a agricultura familiar e a Raízes do Campo. Ao investir tempo na sua horta caseira, você está investindo no seu próprio bem-estar mental, criando um refúgio sereno em meio à agitação dionaea muscipula como cuidar do dia a dia. Seja você um novato entusiasta ou alguém que busca um projeto prático e recompensador, criar uma horta pode ser uma experiência incrivelmente satisfatória. As espécies irão depender da quantidade de sol que entra no local escolhido.