A importância do casamento

A importância do casamento

As sociedades tribais anglo-saxãs, por exemplo, viam no casamento uma forma de estabelecer alianças e conquistar aliados, constituindo relações diplomáticas e laços econômicos. Até o século XI, os casamentos eram arranjados pelas famílias dos noivos, Casar em Barra Grande Península de Marau que buscavam conseguir perpetuar alianças ou a manutenção do poder econômico familiar ao promoverem casamentos entre famílias com posses maiores ou de tamanho similar. O primeiro foi elaborado na finalização da cerimônia com vários significados.

Esses itens são como objetivo afastar o mau olhado e trazer boas vibrações ao casal. Com o tempo, como ervas foram trocadas por um belo arranjo de flores coloridas, como os quais são traduzidas em lindas imagens por um fotógrafo de casamentos . Algumas crenças populares dizem que o tamanho do véu tem relação com um virtude moral da mulher. O véu e grinalda, utilizados Pelas noivas, também possuem o mesmo significado .

O verdadeiro sentido do casamento

As bodas de casamento são celebrações anuais feitas no dia que marca o aniversário de casamento do casal. Estas comemorações visam reafirmar o compromisso mútuo de fidelidade e companheirismo feito no ato do casamento. Mas, já no âmbito religioso, o casamento é um ato exclusivamente destinado aos casais heterossexuais (um homem e uma mulher), sendo esta condição descrita na bíblia sagrada cristã. Casado há 14 anos com Jackeline Hayashi, juntos lideram o ministério de crianças “Geração 5.2” e suas famílias. Seu formato circular, que representa a continuidade do amor e da devoção do casal, surgiu por volta do século XV, na França.

Segundo o Art. 226, a família é base da sociedade e tem especial proteção do Estado, reconhecendo a união estável entre homem e mulher como uma entidade familiar. O propósito de Deus com o casamento é a união de um homem e uma mulher no nível mais profundo possível, produzindo assim o maior senso de satisfação pessoal para o casal. Dentro do casamento o cônjuge aprende a renunciar o egoísmo e solidão, aprende a dividir as cargas, vivendo para fazer o outro feliz.

A importância do casamento

Para o cristianismo, o casamento é interpretado como a união de um homem e uma mulher sob a presença de Deus. Neste contexto, ao contrário do casamento civil que pode ser dissolvido a partir do divórcio, a Igreja não permite a dissolução do casamento, salvo casos extremamente raros. Acordar ao lado da pessoa amada com a convicção de que existe algo muito mais importante unindo vocês dois, um compromisso diante das pessoas e uma celebração do Amor que os uniu. Case por amor, propósito, responsabilidade e construção de família, que deixará um legado na terra e uma história para contar por gerações. Entender a verdadeira totalidade do que é um casamento nos leva a uma percepção alinhada com a vontade de Deus para o ser humano. Se unir a alguém em uma aliança diante da sociedade é se posicionar em nome do amor, decidindo lutar pela família e pelo seu bem estar.

Qual é o verdadeiro significado do casamento?

Casamento feliz

“A partir do momento que Deus não é colocado como o primeiro nesta área da vida e em qualquer outra, não há como contar com Sua proteção. Nos períodos de crises e dificuldades, será preciso contar com o que é prioridade no relacionamento. Se essa prioridade não estiver nEle, nada mais poderá salvar a relação”, salienta. O “sim” de um homem e de uma mulher no altar precisa significar mais do que apenas vestir um vestido de noiva e um fraque ou um juntar de roupas e bens. Precisa ser o entendimento de um compromisso e laço de alma que fará de você e do seu cônjuge parceiros comprometidos com a felicidade um do outro, sempre investindo no amor, respeito e diálogo para o bem do casal.

É importante planejar antes, mas não é necessário ter todos os bens para se casar, até porque, juntos, o casal vai construir e conquistar também”, avalia. Decisões parlamentares promoviam a quebra de relações matrimoniais para casos e pessoas específicas, o que se tornou a premissa do divórcio que conhecemos hoje. Por muito tempo o casamento foi amplamente usado na Europa medieval como modo de formar e manter alianças políticas e militares.

Faça de Deus a prioridade Deus é o Criador do casamento e, por isso, é extremamente importante que o casal tenha o Autor do Amor ao seu lado para garantir o sucesso e a boa condução da vida a dois. Dessa forma, o alvo da cerimônia de casamento precisa ser espiritual e sem distrações. Jullyanne Melo, responsável pelo setor de casamento da Universal no Brasil, explica que hoje existe um grande mercado de casamentos que busca obter cada vez mais lucros e prioriza apenas o que cada casal pode adquirir. O consentimento só passou a fazer parte da tradição a partir de 1140 com o Decreto de Graciano, uma obra extensa que trata sobre o direito canônico, estabelecendo regras de conduta e normatizando costumes da Igreja Católica. O consentimento, ou a manifestação voluntária em relação à vontade de unir-se em matrimônio, passou a ser, a partir do século XII, condição para que o casamento fosse realizado. Separar-se é uma triste exceção, ou concessão, no caso de abuso e maus tratos.

Além deste panorama atual, sabemos que o casamento marca a história da humanidade, crescendo com a evolução do homem, década após década. Por muito tempo ele foi amplamente usado na época medieval como modo de formar e manter alianças políticas e militares. Reis, príncipes, rainhas, princesas e demais membros da nobreza casavam-se com o único interesse de firmar tratados e assegurar a estabilidade econômica de uma região. Apesar disso, muitas cerimônias ignoram os focos principais da celebração, que são a espiritualidade e a reverência ao Abençoador.