Quem quer uma medição de tempo até 100 mil vezes mais precisa, deve recorrer ao relógio atômico, pois ele é considerado o acessório mais preciso que foi construído pelo homem. Foi a partir da descoberta de Galileu que foi possível o isocronismo do pêndulo. Ou seja, a precisão do tempo foi melhorada e o período do pêndulo depende do seu tamanho. Com isso, abriu portas para a construção de relógios de pêndulos por meio de pesos ou molas. Mas Thomas Bromley, um engenheiro britânico e inventor amador, projetou um dos primeiros relógios digitais do mundo em seu galpão em Hull, no norte da Inglaterra. Porém, a contagem do tempo dividindo e definindo em números de 24 horas, surgiu na Babilônia a 5000 anos antes de Cristo.
A qualidade do relógio digital é bastante aceitável dentro de um preço considerado por alguns até simbólico. Com o passar do tempo, o relógio digital foi ganhando o gosto popular e foi também sendo aperfeiçoado, pois contou com a aplicação do LCD. Logo nos primeiros modelos que usavam LED, o marcador do relógio digital não aparecia, pois, o gasto de energia era muito alto. O relógio digital é um modelo de relógio que faz uso dos meios eletrônicos para realizar o controle das horas. Normalmente, o relógio digital faz uso da energia elétrica, e essa necessidade é suprida com uma bateria de pequena carga.
Com a necessidade de medidas mais precisas, surgiu a Clepsidra, ou relógio de água, e a ampulheta, ou relógio de areia. Os primeiros relógios portáteis só tinham ponteiro de horas e funcionavam a corda, dada por meio de uma chave. Para calibrá-los, Despertador os relojoeiros usavam grandes relógios de pêndulo. Embora os métodos possam variar bastante, todos os relógios oscilantes, mecânicos e digitais, e o atômico, funcionam de forma semelhante e podem até ser dividido em partes equivalentes.
Na verdade, nossos antepassados já conheciam as horas do dia muito antes de o relógio ser inventado. O relógio mecânico é uma invenção do século 14, enquanto que a divisão do dia em 24 horas surgiu por volta de 5000 a.C., na Babilônia. Posteriormente, eles passaram a ter sistemas de despertador, calculadora e agenda, calendário e cronômetro. Em 1335 foi instalado o primeiro relógio com mostrador e um ponteiro em Milão, na Itália. Na Inglaterra o primeiro foi o da catedral de Salisbury, em 1386.
Quais foram os primeiros instrumentos a serem criados?
Com os relógios mecânicos surge uma grande variedade de técnicas de registro da passagem do tempo. Os relógios deste tipo podem ser de pêndulo, de quartzo ou cronómetros. Eram muito raros e tidos como verdadeiras joias, pois poucos tinham um.
Porque Santos Dumont inventou o relógio de pulso?
Além de ajudar os usuários a cumprir suas programações, os relógios de pulso facilitam a exibição de seu senso de estilo. Eles são uma forma de auto-expressão – refletindo uma sugestão de perigo, aventura e esportes dependendo da marca do relógio. Os relógios podem comunicar muito sobre a personalidade do usuário. Para resolver o problema de marcação das horas após troca de bateria, o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia desenvolveu em 2015, a partir de relógios atômicos de estrôncio um relógio que não oscila o tempo.
Quando foi criado o primeiro relógio de pulso?
O relógio mais antigo, mas trabalhando, está na catedral da cidade inglesa de Salisbury. Eles foram autorizados a trabalhar em 1386 e apenas uma vez que pararam para trabalhos preventivos. Na Rússia, os primeiros relógios mecânicos foram instalados em 1404 na Torre Spasskaya do Kremlin. O primeiro relógio de pulso com uma pulseira foi feito em 1809 por um joalheiro parisiense e entregou-os a Josephine , a esposa de Napoleão Bonaparta. O relógio de pulso mais preciso é produzido pela empresa alemã “Young Hans”.
Nos primeiros relógios de pêndulo, o pêndulo costumava oscilar muito . A exemplo da luz solar, da água e da areia, também o fogo foi usado para medir o tempo. Um deles era oRelógio de Azeite, tipo candeeiro, que também recebia o nome de Lâmpada-relógio ou Silencioso. Um problema inerente aorelógio de águaera que eles não eram totalmente precisos, pois o sistema de medição se baseava no fluxo de água para dentro ou para fora de um recipiente que tinha marcadores nas laterais. (cerca de 3.400 anos atrás), os relógios de água foram inventados no Egito.
Com a evolução o homem precisou organizar as suas tarefas ao longo do dia. Havia, na parte externa do reservatório, uma faixa vertical que ia, geralmente, das oito horas da noite às sete horas da manhã, na qual verificava-se a passagem do tempo pelo abaixamento do nível do azeite. Em 1088 DC, “Su Sung” e seus colegas projetaram e construíram um mecanismo altamente complexo que incorporou um escapamento movido a água, inventado por volta de 725 DC. As marcas de materiais esportivos também estão apostando nos relógios digitais, pois são eles, cheios de funcionalidade e de fácil leitura.