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A tecnologia está presente em todos os lugares, por isso, é difícil imaginar o mundo sem ela. Para crianças e adolescentes, os jogos eletrônicos são grandes atrativos, gerando, muitas vezes, preocupação nos pais. É importante considerar que existem malefícios, mas também é possível observar benefícios do videogame relacionados ao desenvolvimento dos jovens. Em um primeiro teste, foram avaliados 174 participantes, de 20 a 79 anos, divididos por faixa etária.
Segundo os autores do estudo, embora trabalhos anteriores tenham observado que jogos de ação beneficiam a cognição, esta é a primeira vez em que uma pesquisa mostra que diferentes tipos de jogos – e não só os de ação – podem melhorar habilidades cognitivas distintas. Os resultados completos do teste foram publicados esta semana na conceituada revista Nature, e mostram basicamente que um jogo de videogame pode melhorar o desempenho cognitivo em idosos saudáveis. Para os pesquisadores, o estudo fornece uma espécie de apoio científico para o campo emergente da aptidão do cérebro, já que aponta que é possível induzir mudanças duradouras e significas nos efeitos do envelhecimento cerebral.
Pode gerar problemas sociais
Todas as professoras perceberam algum tipo de mudanças nas crianças, com maior ou menor expressividade. Algumas associaram as mudanças às intervenções realizadas no atendimento focal, uma delas chegou a relatar que percebia quando a criança não tinha participado do atendimento. Segundo a professora de P5 “eu chegava a sentir diferença quando P5 não ia à cognoteca, pois ficava mais desatenta”. O Estabelecimento da Agenda foi experienciado pelas crianças como um misto de ansiedade – por querer falar ou impor o que queriam jogar -, escuta e compreensão, visto que também era o momento de ouvir o colega e o mediador sobre a vontade deles. Na maioria das vezes, cada participante expressava o que queria jogar e os acordos eram feitos levando em consideração o tempo que tinham para jogar todos os jogos que as crianças e os mediadores queriam.
A atenção dividida, tal como acontece com outras habilidades cognitivas, pode ser aprendida, treinada e melhorada. A atenção dividida poderia ser definida como a capacidade de nosso cérebro para prestar atenção a dois estímulos ao mesmo tempo, e responder às múltiplas necessidades apresentadas em seu entorno. A atenção dividida é um tipo de atenção simultânea que nos permite processar diferentes fontes de informação e realizar com sucesso várias tarefas ao mesmo tempo. Estas habilidades cognitivas são muito importantes, pois nos permitem ser mais eficientes em nossa vida cotidiana. Os videogames são muito populares entre as crianças, mas os pais geralmente ficam preocupados quando veem os filhos tanto tempo em jogos online ao invés de fazer atividades físicas, brincar ou socializar. No entanto, segundo estudo publicado no Jama Network Open, na última segunda-feira , existem benefícios cognitivos para os pequenos relacionados aos videogames — desde que sejam utilizados com equilíbrio.
“Já sabemos há algum tempo que ‘macacos velhos aprendem, sim, truques novos’”, disse também ao Science Media Centre o neurologista Emil Toescu, da Universidade de Birmingham, também no Reino Unido. O problema, segundo ele, é a especificidade – justamente o ponto que considera mais interessante do estudo, que aprimorou a performance em mais de uma tarefa e transferiu essa melhora para outras áreas cognitivas, com efeito prolongado. Estudos futuros podem se beneficiar do conhecimento de que tipo de videogame as crianças estavam jogando, embora, aos 10 anos, elas se inclinem por jogos de ação, como Fortnite ou Assassin’s Creed. Dessa forma, os jogos multiplayer favorecem o desenvolvimento de habilidades ligadas à cooperação, sobretudo no que se refere a responsabilidade de cada aluno para o desempenho da equipe.
Treino para o cérebro
Também é muito comum sofrer de problemas de atenção por causa de um traumatismo cranioencefálico (em inglês, TBI) ou um derrame. Nesses casos, a alteração da atenção e de seus subcomponentes podem variar, dependendo das áreas do cérebro afetadas. Na melhor das hipóteses, podemos afirmar que certas habilidades específicas que uma pessoa adquire enquanto joga poderiam ser aplicadas em atividades concretas da vida real.
O número de pesquisas aumentou de forma exponencial nos últimos anos, mas existem muitos resultados discrepantes. Algumas vão indicar que existem melhoras que serão atribuídas ao uso dos videogames, outras não trarão resultados significativos. Um dos problemas encontrados nesta revisão é a falta de padronização nas pesquisas que envolvem videogames, além da falta de acompanhamento longitudinal para que sejam verificados os resultados a longo prazo. Para atingir um resultado mais preciso, o estudo também utilizou métodos estatísticos para controlar as variáveis que poderiam interferir, como renda dos pais, QI e sintomas de saúde mental.
Seja pelo excesso de informação ou pelo ritmo de vida alucinante, você já deve ter parado um instante e esquecido o que estava procurando ou o que ia falar. A memória é infinita, mas precisa ser treinada para ter rápido acesso às informações mega roulette escondidas no seu cérebro. O teste inicial do NeuroRacer foi realizado com a participação de 174 indivíduos, com idades entre 20 e 70 anos. Enquanto eles jogavam, seus cérebros eram escaneados por meio de eletroencefalografia .